Conversas com Música - “Duas telas, duas canções"

2019-09-15 16:00 - 17:30
Museu Municipal Carlos Reis - R. Salvador 10
2350-415 Torres Novas, Portugal

A primeira sessão do Conversas com Música no Museu vai contar com a participação especial de Liliana Redol , fadista, e de Victor Moedas Praia, acordeonista.

O tema para esta sessão é Malhoa: "Duas telas, duas canções, José Malhoa no Museu Municipal Carlos Reis e no Museu do Fado".

O Museu Municipal Carlos Reis possui nas suas coleções um retrato de um torrejano ilustre, Sebastião Dantas Baracho (1844-1921) da autoria de José Malhoa (1855-1933), parte integrante do espólio do pintor torrejano Carlos Reis (1863-1940). Malhoa foi um pintor exímio da corrente Naturalista tal como Carlos Reis. Foi também um artista que teve curiosidade de retratar tradições urbanas, como foi uma das suas obras mais populares, O Fado (1910). São duas obras com carácter muito diferenciado: uma, intimista, que visa retratar a faceta heroica de uma figura ilustre; a outra, controversa à época e, mais tarde, consagrada a nível nacional e internacional como obra representativa de um género musical (Fado), de um povo e de uma nação.

Todas as datas

• 2019-09-15 16:00 - 17:30