Sessão de esclarecimento sobre a vespa asiática

2019-07-13 11:00 - 12:30
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim das Rosas
2350-444 Torres Novas, Portugal

O auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe uma sessão de esclarecimento sobre a vespa asiática, seus impactos, caraterísticas e monitorização, a promover pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e com entrada livre.

Esta sessão destina-se à população em geral, apicultores, agricultores, produtores florestais, educadores e agentes da Proteção Civil (Bombeiros, GNR, PSP) e terá como oradores Carlos Ramos, vereador do Ambiente e os técnicos João Paiva Ribeiro (engenheiro agropecuário) e Oriêncio Pereira (engenheiro florestal).

Nos últimos anos a dispersão em território nacional proveniente do norte da Península Ibérica da vespa velutina ou vespa asiática tem sido preocupante, não só por questões de proteção de pessoas e bens, mas também devido ao efeito impactante sobre o setor apícola. O cognome de “assassina”, dado a esta espécie, remete para a morte rápida de um enxame de abelhas quando sofre o ataque deste inseto altamente predador e voraz. Apesar de não ser um inseto individualmente muito agressivo para o ser humano, pode, em colónia, quando esta é ameaçada, tornar-se muito perigoso e fatal quando o ataque é feito pelas centenas de vespas que estão nos ninhos definitivos.

• 2019-07-13 11:00 - 12:30

Se efetuar uma reserva de duas ou mais noites na região do Médio Tejo pode usufruir de ofertas e descontos?