Feira de Março

2019-03-22 12:00 - 2019-04-07 22:00
Almonda Parque - R. Nogueiral 2
2350-413 Torres Novas, Portugal

O Município de Torres Novas promove, entre os dias 22 de março e 7 de abril, a tradicional Feira de S. Gregório (também conhecida como Feira de Março), junto ao Almonda Parque.

A feira conta com áreas dedicadas aos equipamentos de diversão e aos bens alimentares (como farturas, pipocas, algodão doce ou pão com chouriço).

Horário de funcionamento:

2.ª a 5.ª 12h às 22h

6.ª e sáb. 12h às 01h

domingo 10h às 20h

A feira de Março, ou de São Gregório, deverá ter sido instituída ainda no século XVI logo após a fundação de um convento no rossio do Carrascal, em Torres Novas, em 1558, dedicado a São Gregório Magno, um antigo monge romano que chegou a papa da igreja católica no final do séc. VI e que foi aclamado santo logo que morreu.

A “feira de Março” começou a realizar-se, pois, no dia 12 desse mês, algures na segunda metade do séc. XVI, e primeiramente apenas nessa data, por ter sido o último dia do pontificado de Gregório Magno como papa. Mais tarde, a duração da feira seria alargada para três dias. Era inicialmente uma feira franca, não havendo lugar ao pagamento de terrados ou outro tipo de impostos, mas logo no início do séc. XVII a igreja e o convento conseguiram, por decreto real, que a câmara municipal ficasse obrigada a pagar-lhes anualmente 4000 réis pelo terrado. Mas, passados poucos anos, a câmara deixou de pagar essa quantia, alegando que a feira era franca e que não se cobrava qualquer imposto aos feirantes. Em 1840, por decisão camarária, a feira de Março deixaria definitivamente de ser uma feira franca, ao mesmo tempo que veria crescer a sua duração. Durante séculos a feira realizou-se sempre no rossio do Carrascal, também designado rossio do Carmo, para em meados do século XX ter passado a sediar-se no Rossio de São Sebastião, na parte alta da cidade. Aí se manteve nos últimos tempos de algum fulgor, que ainda se podia ver em finais dos anos 60.

• De 2019-03-22 12:00 a 2019-04-07 22:00

Se efetuar uma reserva de duas ou mais noites na região do Médio Tejo pode usufruir de ofertas e descontos?