Equus de José Vassalo Pereira

2018-11-20 09:00
Convento do Carmo - Largo Forças Armadas, 2350 Torres Novas, Portugal

A partir do dia 21 de outubro pode ver-se no Convento do Carmo, em Torres Novas, a exposição “Equus” que reúne trabalhos da série “cavalos e cavaleiros” do artista José Vassalo Pereira, uma mostra que destaca a mestria de José Vassalo em técnicas diversas, pastéis, tinta-da-china, acrílico e colagens.

José Vieira Vassalo Pereira foi doutor em Matemática pela Universidade de Paris e professor catedrático de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1981 José Vassalo passou a dedicar grande parte da sua vida também à pintura no seu “atelier” da Quinta de Santo António, em Rio de Mouro, onde residiu até à data da sua morte em 2016. Poucos sabiam da sua produção plástica cujos temas dominantes são as "paisagens", os "retratos", "músicos", "cavalos e cavaleiros" e "clássicos revisitados".

Intimamente ligado a Torres Novas, e especialmente a Lapas, devido à referência tutelar do seu tio-avô materno Manuel Vieira, fundador da empresa Manuel Vieira & C.ª (“fábrica do álcool”), José Vassalo procurou deixar o seu legado artístico aos torrejanos. Deste modo, em 2016 foi doada ao Município de Torres Novas parte do seu acervo pictórico e, nesse ano, o museu municipal realizou uma exposição dedicada à série “músicos”, na antiga Praça do Peixe.

• De 2018-10-21 09:00 a 2019-01-06 17:30

A 24 de outubro assinala-se o Dia Municipal para a Igualdade ?