Lançamento do livro «Música no Museu»

Livros
2024-09-29 16:00 - 18:00
Museu Municipal Carlos Reis - Rua do Salvador
2350-415 Torres Novas, Portugal

Realiza-se, no próximo dia 29 de setembro, domingo, pelas 16 horas, o lançamento do livro «Música no Museu. Catálogo de Instrumentos Musicais e Iconografia Musical do Museu Municipal Carlos Reis», uma obra da autoria de Luzia Aurora Rocha.

O lançamento coincide com o encerramento da exposição «Das filarmónicas aos conjuntos. A música popular em Torres Novas (1854-1974)», patente, desde o dia 6 de abril, no Museu Municipal Carlos Reis, e organizada por João Carlos Lopes.

O catálogo, em versão bilingue (português e inglês), contém o inventário exaustivo de todos os objetos do Museu Municipal Carlos Reis relacionados com música, incluindo postais e documentação diversa e um conjunto assinalável de instrumentos musicais das mais diversas origens.

A autora, Luzia Aurora Rocha possui os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, sendo a organologia e a iconografia musical duas das suas áreas de especialização. É investigadora no CESEM/Nova FCSH.

A apresentação deste livro ficará a cargo de Luís Correia de Sousa, doutorado em História da Arte – Medieval pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Estudos Musicais pela mesma universidade. Contrabaixista, musicólogo, professor e investigador, Luís Correia de Sousa é ainda autor de duas obras, uma monografia e um álbum fotográfico dedicados à terra das suas origens, Carvalhal da Aroeira, e ambos editados pelo Município de Torres Novas.

O catálogo que agora se dá a conhecer é mais uma edição do município torrejano e de um conjunto cada vez mais significativo de outros catálogos acerca do Museu Municipal Carlos Reis, das suas coleções e exposições. A sessão contará ainda com as atuações da Banda Operária Torrejana e de Liliana Redol, pelo que a música estará sempre presente, além de constituir o tema de conversa do dia.

Todas as datas

• 2024-09-29 16:00 - 18:00

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]