Curso breve de mitologia popular

2023-04-29 00:00 - 2023-05-27 00:00
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

«Mito, razão e significado» é o título do curso breve de mitologia popular, ministrado por Aurélio Lopes em 5 módulos, que a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai promover já a partir de 29 de abril.

O curso terá lugar aos sábados de manhã, entre as 10 horas e as 13 horas (com uma pausa para café). Num total de 15 horas, os módulos iniciam-se no sábado 29 de abril e prolongam-se pelos sábados dias 6, 13, 20 e 27 de maio com as seguintes temáticas: 1 – Cosmogonias e Mitos; 2 – O sagrado feminino; 3 – A lua e a Noite; 4 – Curandeiros e curandeiras; 5 – O culto mariano e retorno das deusas mães.

Aurélio Lopes é antropólogo, investigador e professor do ensino superior. Mestre em Sociologia da Educação, doutorado em Antropologia Cultural pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Humanas, é coordenador do Fórum Ribatejo e das coleções Raízes e Antropologia da Editora Cosmos. Tem-se debruçado sobre a cultura tradicional, especialmente no que respeita à antropologia do sagrado e às suas representações simbólicas e festivas, práticas tradicionais culturais e cultuais, nomeadamente no que concerne à religiosidade popular e às suas relações sincréticas com raízes ancestrais e influências mutacionais modernas.

As inscrições devem ser efetuada através do link https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=7AG0YBTZ e têm o custo de 30 euros por pessoa, sendo aplicável um desconto de 50% para estudantes e quem se encontre em situação de desemprego.

Para mais informações, contacte a biblioteca municipal através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 249 810 310.

Todas as datas

• De 2023-04-29 00:00 a 2023-05-27 00:00

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]