14º aniversário do novo edifício da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

2022-11-25 00:00 - 2022-11-27 00:00
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim Das Rosas
2350 Torres Novas, Portugal

De 25 a 27 de novembro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes assinala 14 anos desde a inauguração do atual edifício, localizado na margem direita do rio Almonda, perto do castelo e no centro da cidade.

Em 2008 e o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva deslocou-se a Torres Novas para inaugurar a nova, moderna e funcional biblioteca municipal, num edifício com uma área útil de 3200 m2, construído em três pisos, bem equipado e que integra uma sala de leitura geral, sala infantojuvenil, sala de conto, mediateca, espaços de convívio e de apoio ao leitor e gabinetes de trabalho. Acolhe ainda o arquivo municipal e um auditório com capacidade para cem pessoas. Dispõe também, recentemente, de um espaço gaming.

O nome de Gustavo Pinto Lopes é uma homenagem ao fundador da primeira biblioteca-museu de Torres Novas, inaugurada em 1937. A BMGPL integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, tendo este novo edifício resultado de um contrato-programa celebrado com o Ministério da Cultura e a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Do programa das comemorações deste 14.º aniversário faz parte a abertura da exposição coletiva de trabalhadores do Município no dia 25 de novembro, pelas 18h00. Segue-se, no dia 26 de novembro, pelas 15h30, a apresentação do livro Os Dialectos das Imagens. Discursos do Sagrado e do Profano, de Aurélio Lopes e Vítor Serrão (ed. Caleidoscópio).

Está ainda previsto, pelas 10h30 do dia 27 de novembro, o espetáculo História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, a partir do texto de Luís Sepúlveda e ilustrações de Paulo Galindro pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, destinado a famílias e crianças a partir dos 3 anos.

• De 2022-11-25 00:00 a 2022-11-27 00:00

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?