«Formas de Ver»: Laboratório de imagem, por Tiago Figueiredo

2022-09-23 19:00 - 2022-11-05 13:00
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim das Rosas
2350-444 Torres Novas, Portugal

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai promover, entre setembro e novembro, um laboratório de imagem intitulado «Formas de Ver», ministrado pelo fotógrafo e realizador Tiago Figueiredo.

Este curso, que terá lugar à sexta e ao sábado, é direcionado a maiores de 16 anos e irá trabalhar a apreensão da imagem, através da fotografia, dentro de quatro géneros e práticas clássicas, que vivem isoladas, mas que também dialogam entre si.

Com a natureza-morta, será desenvolvida a acuidade visual e a sensibilidade para observar a qualidade da luz que incide nos objetos, que os transforma e lhes altera textura, cor e volume.

No retrato, onde poderão ser aplicados os princípios de iluminação aprendidos, os participantes serão confrontados com a natureza-viva de um rosto e com as particularidades que definem o binómio fotógrafo-fotografado.

A fotografia de rua transporta o observador do ambiente seguro do estúdio para a imprevisibilidade do mundo que o rodeia, com toda a possibilidade de contacto com o outro, numa gestão contínua de distância e proximidade, tensão e alívio, observação-participação.

A disciplina de narrativa encerra este laboratório de imagem com o início da reflexão sobre diálogo entre fotografias e elaboração de sequências. Nesta fase serão dados os primeiros passos para um trabalho mais profundo de construção de uma reportagem, a elaboração de uma exposição ou mesmo a idealização de um livro.

As inscrições têm o custo de 30 euros, com desconto de 50% para quem provar ser estudante ou que se encontre numa situação de desemprego, e poderão ser efetuadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do link: https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=ED7UAR9F

Tiago Figueiredo nasceu em Lisboa em 1975. Jogou andebol no Passos Manuel, estudou informática na faculdade, preferiu as teclas do piano e deu aulas de música no Conservatório Nacional. Aprendeu fotografia com a mãe, que tinha uma máquina muito antiga, e cinema com o pai, com quem ia ver filmes duas vezes por semana. Dedicou-se ao documentário e filmou “Vizinhos”, “Op Belô”, “Veradardze”, “Tchinhango”, “Intervalo”, "A espera" e "op.ção". Interessou-se por Geografia Humana e Antropologia Urbana, foi doutorando na Faculdade de Letras e conferencista no ISCTE. Tem trabalhado regularmente com a Fundação Calouste Gulbenkian desde 2010. Gosta de se perder em viagem, vai escrevendo e fotografando sobre as pessoas e lugares que conhece nos acasos...

Saiba mais sobre o fotógrafo e realizador em: https://www.tiagofigueiredo.com/

Datas e horários:

23 de setembro . 19h-21h