Aula aberta de poesia trovadoresca com António Carlos Cortez

2022-05-27 21:00 - 22:00
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim Das Rosas
2350 Torres Novas, Portugal

Irá realizar-se, no próximo dia 27 de maio, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, uma conferência em forma de “aula aberta”, sobre Poesia Medieval Portuguesa, pelo professor, poeta e ensaísta, António Carlos Cortez.

De manhã, a iniciativa destina-se ao público escolar e, à noite, pelas 21 horas, ao público em geral. A entrada é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 249 810 310.

O contexto desta aula aberta prende-se com a realização da Feira de Época, que se inicia a 2 de junho, cujo período de incidência é a Idade Média, e tem em conta que a biblioteca pública é a “porta de acesso local ao conhecimento” (Manifesto IFLA UNESCO).

António Carlos Cortez nasceu em Lisboa, em 1976, e atualmente leciona as disciplinas de Literatura Portuguesa e de Português no Colégio Moderno, em Lisboa, sendo ainda investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa) em Literatura Moderna e Contemporânea.

Depois de ter publicado o seu primeiro livro de poesia em 1999, recebeu em 2011, com «Depois de Dezembro» (Licorne), o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia publicado em Portugal, em 2010.

Na sua obra destacam-se os livros: «O Nome Negro» (Relógio D'Água ,2013), «Animais Feridos» (Dom Quixote, 2016) e a antologia «A Dor Concreta» (Tinta da China, 2016), vencedora do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores, em 2018.

É ainda autor de «Voltar a Ler» (Gradiva), compilação de ensaios e crítica literária e de «Pedro & Inês, Palavras Vivas - 15 poetas contemporâneos» (Caleidoscópio), tendo obras publicadas no México e no Brasil, estando ainda incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.

Todas as datas

• 2022-05-27 21:00 - 22:00