Munícipe

Águas do Ribatejo apela à poupança de água

NÃO AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA 800x566

A ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) alerta as  populações de Pedrógão, Alqueidão, Adofreire, Casal João Dias, Casais Martanes e Almonda, no concelho de Torres Novas, para a necessidade de reduzir os consumos de água ao estritamente necessário evitando regas, lavagens e enchimento de piscinas no período de seca extrema que estamos a viver.

Continuar... Águas do Ribatejo apela à poupança de água

Reforço da segurança rodoviária na avenida do Bom Amor

A avenida do Bom Amor, em Torres Novas, é permanentemente afetada pelo tráfego intenso, que se tem adensado manifestamente, oriundo da saída da A1 com destino a Torres Novas, Tomar ou Ourém, ou, em sentido contrário, com destino ao Entroncamento, Riachos, Golegã e concelhos a sul.

Continuar... Reforço da segurança rodoviária na avenida do Bom Amor

OP | Aberto concurso para parque infantil do Pedrógão

ParqueInfantilPedrogao

Está a decorrer o concurso para a execução de parque infantil do Pedrógão, proposta vencedora no âmbito do Orçamento Participativo 2015/2016.

Continuar... OP | Aberto concurso para parque infantil do Pedrógão

Técnicos timorenses em estágio na Câmara de Torres Novas

Estagiarios Timor CMTN

A Câmara Municipal de Torres Novas acolhe, durante cinco dias úteis, um grupo de técnicos do governo de Timor-Leste, num estágio profissional com o objetivo de dar a conhecer e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos referidos técnicos nos seus serviços de origem.

Continuar... Técnicos timorenses em estágio na Câmara de Torres Novas

Projeto de reabilitação da calçada António Nunes a concurso

Está a decorrer um procedimento de ajuste direto para elaboração do projeto de execução para a obra de reabilitação da calçada António Nunes, largo do Terreiro da Cruz e rua dos Ferreiros, em Torres Novas, cuja estimativa de custo é de 12 mil euros acrescidos de IVA.

Continuar... Projeto de reabilitação da calçada António Nunes a concurso

Município adquire terreno do Poço do Areal, em Pedrógão

Na reunião camarária de 24 de julho foi aprovada a aquisição de uma parcela de terreno corresponde ao remanescente do prédio onde se encontra implantado o Poço do Areal, em Pedrógão, pelo valor de 5.500 euros, propriedade de António José Carvalho Pereira.

Continuar... Município adquire terreno do Poço do Areal, em Pedrógão

Bolsas de estudo para alunos do ensino superior

BolsaEstudo

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo para alunos do ensino superior informa-se que as candidaturas para o ano académico 2017/2018 decorrerão entre os dias 11 de Setembro e 18 de outubro. Para este segundo ano de execução do programa, o executivo municipal aprovou a atribuição de mais quatro bolsas de estudo pecuniárias, no valor de 25% do Salário Mínimo Nacional a atribuir mensalmente entre os meses de outubro e julho.

 

A ficha de candidatura tem a informação sobre quais os documentos necessários e todas as regras associadas estão definidas nas normas que se disponibilizam.

 

O calendário do processo é o seguinte:

 

Candidaturas: 11 de Setembro a 18 de outubro

Lista de ordenação provisória: até 20 de outubro

Pronúncia dos candidatos: até 25 de outubro

Lista de ordenação definitiva: até 30 de outubro

 

Mais informações em: http://cm-torresnovas.pt/index.php/edu/1154-bolsas-de-estudo-para-alunos-do-ensino-superior

 

Loja Ponto Já será instalada no edifício B do Convento do Carmo

Na reunião camarária de 18 de julho foi aprovada a implementação de uma Loja Ponto Já, em Torres Novas, que ficará localizada no edifício B do Convento do Carmo, no âmbito do protocolo de parceria a celebrar com o Instituto Português do Desporto e Juventude. As Lojas Ponto Já são espaços públicos que disponibilizam informações, aconselhamento e serviços de interesse para os jovens, como o acesso à internet, a emissão do cartão jovem, a utilização da biblioteca e hemeroteca, o apoio às associações juvenis, entre outros. Funcionam numa lógica multicanal assente na oferta de valências como o Portal da Juventude e a Linha da Juventude.

Com a criação deste espaço pretende-se reforçar a participação cívica e democrática dos jovens do concelho de Torres Novas, fomentando a sua integração na sociedade de informação e do conhecimento.


Na mesma reunião, foi aprovada, por unanimidade, a reposição do pagamento da diferença remuneratória, a título de trabalho suplementar, aos trabalhadores do município de Torres Novas resultante do período de tempo em que estiveram a vigorar as 40 horas semanais.

 

 

 

 

 

 

Seca obriga a plano de redução do consumo de água

A Águas do Ribatejo apela aos consumidores para um uso eficiente da água de modo a garantir o abastecimento nos concelhos em que opera: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Vivemos neste momento um período de seca que obriga à implementação de um plano de contenção e redução dos consumos em vários locais do universo de 2340 km2 e 150 mil consumidores.

 

A AR trabalha diariamente para garantir um serviço eficiente e seguro, monitorizando todos os parâmetros de qualidade, a quantidade de água produzida e as perdas de água.

 

Considerando:

1. A resolução do Conselho de Ministros nº 80/2017 de 7 de junho de 2017, em que é patente a constatação da existência de períodos de seca, o seu impacto nas disponibilidades hídricas e o seu possível agravamento com efeitos das alterações climáticas;

2. A missão da Águas do Ribatejo de fornecer com qualidade e quantidade água às populações dos municípios que a integram, respeitando o meio ambiente e protegendo o recurso água no seu meio natural;

3. A presente situação de persistência de temperaturas elevadas e ausência de precipitação que se verifica nos municípios onde a AR atua como entidade de gestora;

4. Todas as previsões conhecidas que apontam para um futuro com ondas de calor por períodos mais longos;

5. A sobre-exploração das águas subterrâneas em todas as suas utilizações, que altera a qualidade das águas captadas.

 

Confrontada com consumos muito acima dos normais e aceitáveis em vários sistemas, o conselho de administração da AR decidiu intensificar as campanhas de sensibilização para o uso eficiente da água evitando qualquer tipo de desperdício e limitando o consumo ao estritamente necessário nos períodos de mais calor.

 

Nesse sentido a AR apela às autarquias, instituições, indústrias, comércio e consumidores domésticos que adotem as seguintes medidas de contenção dos consumos:

 

1. Evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor

2. Evitar encher piscinas com água da rede pública e se o fizerem que seja durante a madrugada

3. Optar por duches rápidos em vez de banhos de banheira

4. Verificar a existência de roturas ou fugas de água com regularidade

5. Substituir as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água

 

A água potável é um bem precioso e escasso. Temos de lhe dar o devido valor assumindo o compromisso do seu uso eficiente e racional. A incerteza e imprevisibilidade da seca e dos seus impactos justificam que se dedique uma atenção permanente a este fenómeno e não apenas uma atuação reativa a situações extremas. Se todos assumirmos comportamentos responsáveis os sistemas estão preparados para garantir o abastecimento sem constrangimentos nem suspensões no abastecimento.

 

Torres Novas adere ao concurso “Põe a tua terra nos píncaros”

O município de Torres Novas aderiu ao concurso “Põe a tua terra nos píncaros”, uma iniciativa de sensibilização dos alunos do 2.º ao 9.º ano de escolaridade para a importância do património regional, promovida pela Rádio Miúdos com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e o apoio do Portugal 2020 e da Fundação Calouste Gulbenkian. 

 
Com esta adesão, todas as escolas públicas do concelho podem participar através da criação de um spot publicitário que dê a conhecer Torres Novas ao público da Rádio Miúdos. Este spot pode ser premiado com a realização de um atelier e a produção de um programa de rádio em estúdios profissionais, com deslocação assegurada pelo Município.  
 
A participação das escolas pode ser feita até ao dia 9 de outubro e todas as informações associadas estão disponíveis em www.radiomiudos.pt
 
A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças, tem emissão online em permanência e incentiva a participação de todos os miúdos que falam português, em qualquer ponto do mundo.

 

Abertas as inscrições para Os Dias da Escola 2017

OsDiasEscola2017

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Torres Novas 2017, que este ano decorre nos dias 4 e 7 de setembro. Esta é uma iniciativa do Município de Torres Novas, Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Agrupamento de Escolas Gil Paes, Escola Profissional de Torres Novas e Centro de Formação A23.

 

Na modalidade de formação acreditada o arranque faz-se com oficinas específicas por grupo disciplinar logo no dia 4, dedicadas às questões da avaliação e das aprendizagens, numa parceria com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE). O dia 7 é dedicado às conferências plenárias e ao trabalho específico por estabelecimento de ensino.  

 

Depois de David Justino, José Morgado, Licínio Lima ou António Sampaio da Nóvoa, entre muitos outros, esta terceira edição do Encontro de Professores contará com as conferências de Carlos Fiolhais, dedicada ao tema “Educar num tempo digital”, e de Hélder Diniz de Sousa, que discute a questão “Avaliar, porquê e para quê?”.

 

O encontro é aberto a todos os professores e educadores dos estabelecimentos de ensino das redes pública e particular do concelho, sendo a participação gratuita mas com inscrição obrigatória (através do formulário disponível em https://goo.gl/zUJkC6).

 

Para mais informações podem ser contactados os Serviços de Educação (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., 249839090, Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes).

 

Requalificação da Reserva Natural do Paul de Boquilobo

Obras PaulBoquilobo 1pedra 4

Decorreu no dia 7 de julho junto ao centro de interpretação a cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de requalificação, reabilitação e conservação da Reserva Natural do Paul de Boquilobo.
Houve lugar às intervenções dos presidentes das câmaras da Golegã, Rui Lince Medinas e Torres Novas, Pedro Ferreira, anfitriões da cerimónia e ainda da diretora do departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Jesus Fernandes, de Sofia Castelo Branco, em representação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, terminando com o discurso da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, que presidiu à cerimónia.
O projeto da autarquia da Golegã, que foi apresentado aos convidados, permitirá dotar a Reserva de melhores condições de visitação e observação contemplando intervenções em áreas dos dois municípios. Esta obra, aprovada pela CCDR Alentejo no âmbito do Pacto de Coesão e Desenvolvimento Territorial, terá um investimento de 149.713,71 euros e foi adjudicada à empresa Construforte – Sociedade de Construções e Empreitadas, Lda. com um prazo de execução de 270 dias, tendo ficado acordada a preparação de novas candidaturas, com a colaboração do ICNF.

 

Obras PaulBoquilobo 1pedra 1Obras PaulBoquilobo 1pedra 2Obras PaulBoquilobo 1pedra 3

 

#TorresNovasLigaTe ‐ rede wi-fi de acesso livre

Foi recentemente assinado o acordo de colaboração com o Turismo de Portugal, I.P. no âmbito da candidatura “#TorresNovasLigaTe - rede wi-fi de acesso livre”, apresentada pelo município junto da linha de apoio à disponibilização de redes wi-fi. O objetivo é apoiar o investimento em projetos de disponibilização de acesso wi-fi nos centros históricos e em zonas de afluência de turistas, promovendo dessa forma a gestão inteligente dos destinos e posicionando o turismo como líder no desenvolvimento de smart destinations.


No caso de Torres Novas pretende-se criar uma rede municipal de zonas de acesso público à internet, que cubra os principais espaços públicos, quer pela maior afluência, quer pelo seu manifesto interesse turístico, histórico e patrimonial. Estão identificados como zonas a intervir no âmbito deste projeto e locais de especial atratividade e afluência de cidadãos: a Praça 5 de Outubro, o Castelo, as ruínas romanas de Vila Cardílio, a Biblioteca, a Praça do Peixe, a Praça dos Claras, o Museu, o Mercado Municipal, o Palácio dos Desportos, as Piscinas e o Teatro Virgínia.

 

O projeto está orçamentado em 71.340 euros e o financiamento será de 50 mil euros, correspondentes a uma taxa de comparticipação superior a 70%.

 

“Transporte a pedido” chega a Torres Novas em agosto

A partir de 7 de agosto, Torres Novas terá um novo serviço ao dispor dos cidadãos, o "Transporte a Pedido", um projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) que consiste num serviço de transporte público inovador que permite agregar as vantagens de uma mobilidade mais flexibilidade associadas aos táxis com as vantagens de custos mais baixos associadas aos autocarros.


À semelhança do transporte coletivo regular, o serviço de transporte a pedido tem circuitos, paragens e horários definidos, no entanto, é o utente que solicita o transporte mediante reserva prévia da viagem que pretende efetuar, sendo o veículo partilhado com outros passageiros cujas viagens apresentem um padrão idêntico ou se intercetem.


No concelho de Torres Novas, foram criados 5 circuitos, a funcionar 3 dias por semana (2.ª 3.ª e 5.ª, exceto feriados): circuito de Brogueira e Alcorochel, circuito de Assentis e Paço, circuito de Olaia, circuito de Zibreira e Parceiros da Igreja e circuito de Chancelaria e Pedrógão para complementar a oferta de transporte público regular.


Nas localidades contempladas existirão paragens devidamente identificadas com o símbolo do “Transporte a Pedido”, circuitos e horários definidos, sendo que em todos eles a chegada a Torres Novas está prevista às 9h00 e a partida às 12h45.


As reservas podem ser efetuadas através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226 até às 15h00 do dia útil anterior ao dia da viagem. As reservas efetuadas após as 15h00 apenas serão aceites para paragens que já tenham reservas registadas.


O serviço de “Transporte a Pedido” será realizado por táxis que apresentarão um dístico identificativo. O bilhete será cobrado pelo motorista e por viagem e as tarifas irão variar entre 1,20€ e 2,80€ de acordo com a distância origem/destino, existindo, no entanto, a possibilidade do utente adquirir uma carteira de bilhetes pré-comprados.


No âmbito do arranque do projeto Transporte a Pedido, realizou-se, uma sessão de esclarecimento, no dia 6 de julho, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal.


Para informações adicionais sobre o projeto poderá contactar a CIMT através do número de telefone 241 360 444 ou do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Circuitos no concelho de Torres Novas (mapa)

 

 

 

Ministro do Ambiente visita Cool Farm em Torres Novas

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visitou no dia 5 de julho, pelas 15 horas,  as instalações da Cool Farm na zona industrial de Torres Novas. Esta startup de Coimbra desenvolveu um sistema de controlo aplicado a estufas, que pretende ajudar a agricultura a ser mais eficiente, através da inteligência artificial e sensores que percepcionam o crescimento e saúde das plantas.

 

Nos laboratórios a funcionar em Torres Novas existem duas estufas onde são realizadas diversas experiências com a produção de diferentes vegetais e ervas aromáticas. Foi a pensar nessa evolução da agricultura, com um cada vez maior uso de estufas horizontais e verticais, que o Cool Farm foi desenvolvido para ajudar os agricultores a produzirem com precisão, através de sensores ópticos, computadores industriais, software de inteligência artificial e ligação à internet.

 

O sistema, que pode ser aplicado a qualquer estufa, fornece ele próprio a água e os nutrientes que as plantas precisam, garante que não há desperdícios de recursos e possibilita que um produtor esteja a controlar dez hectares de estufas a partir do ecrã do seu computador.


A acompanhar a visita estiveram o presidente da Câmara, Pedro Ferreira e o vice-presidente, Luís Silva, que conheceram os laboratórios e parte da equipa técnica ligada à empresa e assistiram a uma breve apresentação do modelo de negócio em causa e respetivo plano de expansão.


Aproveitando a presença do Ministro do Ambiente, o presidente da Câmara reforçou a preocupação em relação à poluição da Ribeira da Boa Água.

 

VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 1VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 2VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 3VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 4

Videochamada com o Zoo entusiasmou participantes

No âmbito das Atividades de Tempos Livres, técnicos educativos do Jardim Zoológico deslocaram-se à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes no dia 29 de junho para dinamizar uma atividade que consistia numa videochamada com o Zoo, através da qual as crianças puderam ver alguns animais e os seus habitats.

Continuar... Videochamada com o Zoo entusiasmou participantes

Formalizada cedência do campo de jogos ao Operário Meiaviense

No domingo, dia 2 de julho foi inaugurado o novo ringue de relva sintética do campo de jogos do Clube Desportivo Operário Meiaviense, no âmbito das comemorações dos sessenta anos da coletividade, tendo sido no mesmo dia assinado o acordo com o município para cedência do parque de jogos ao clube.

Continuar... Formalizada cedência do campo de jogos ao Operário Meiaviense

Contrato para compra do campo do Operário Meiaviense

20170629 131907 640x480

Foi hoje formalizado o contrato de promessa de compra e venda do campo de futebol do Operário Meiaviense entre a Câmara Municipal de Torres Novas e a proprietária do terreno.

Continuar... Contrato para compra do campo do Operário Meiaviense

Candidatura ao Programa Europa para os Cidadãos aprovada

eacea 2015 00550000 pt

Foi aprovado o projeto Small Municipalities Against Eurocepticism na vertente Redes de Cidades do Programa Europa para os Cidadãos, apresentado por um consórcio de 15 parceiros de 9 países europeus, incluindo o Município de Torres Novas em representação de Portugal.

Continuar... Candidatura ao Programa Europa para os Cidadãos aprovada

Município apoia arraial solidário na cidade

Arraial

O executivo municipal aprovou, na reunião de terça-feira, 20 de junho, um apoio financeiro de 5000€, bem como apoio logístico ao nível da segurança, equipamento de som e luz, e abastecimento de água, integrando-se assim nas comemorações do 40º aniversário do CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano para realização do seu arraial solidário. O evento terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de julho no Jardim das Rosas e será partilhado com a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas, Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, Jardim de Infância de São Pedro e Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas.

Apoios às juntas de freguesia de Zibreira e de Parceiros de Igreja

pintura

Foi aprovada por unanimidade a atribuição de um apoio financeiro no valor 9175€ à junta de freguesia de Zibreira para fazer face a diversas reparações efetuadas em edifícios da sua responsabilidade. Entre os trabalhos contam-se a pintura dos muros do cemitério, a lavagem, remoção de fungos e impermeabilização do telhado da sede da junta, a lavagem exterior do posto médico e pinturas exterior e interiores, bem como a aquisição de tinta para pintura de fontanários., entre outras pequenas obras.

Continuar... Apoios às juntas de freguesia de Zibreira e de Parceiros de Igreja

Aprovado protocolo de colaboração com a CIG

CIG

O executivo municipal aprovou por unanimidade a minuta de protocolo a assinar com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, de forma a proporcionar relação estreita com o Núcleo de Violência Doméstica do CIG. Com a assinatura do referido protocolo pretende-se criar um núcleo de atendimento às vítimas de violência doméstica, formalizando assim, um trabalho que o serviço de Ação Social do Município de Torres Novas já desenvolve, permitindo, através do mesmo, dotar as técnicas de formação específica e necessária, para intervirem nesta problemática e, prestar assim, um serviço de proximidade.

Continuar... Aprovado protocolo de colaboração com a CIG

Aprovado voto de pesar e de solidariedade

IMG 6963 538x480

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou, na sessão de câmara de dia 20 de junho de 2017, um voto de pesar e de solidariedade pelas vítimas dos incêndios dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, dirigindo sentidas condolências às populações afetadas pela calamidade e uma palavra de força e coragem, às famílias, aos munícipes, nas figuras dos autarcas dos referidos concelhos, bem como a todos os que combatem os incêndios no terreno.

| Agenda

| Notícias

sabia que

 

O município de Torres Novas dispõe de um serviço gratuito de informações e de alertas via SMS?

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies