Munícipe

Trabalhos arqueológicos nas Grutas de Lapas

GrutasLapas EscavacoesArqueologicas 2

Estão a decorrer as sondagens arqueológicas previstas executar no âmbito do projeto de valorização das Grutas de Lapas. Recorde-se que para além do acompanhamento arqueológico que decorrerá com a execução da empreitada, foi adjudicada a realização de várias sondagens prospetivas, de recolha de dados e elementos que complementem o programa expositivo que integrará o futuro Centro de Interpretação.

Continuar... Trabalhos arqueológicos nas Grutas de Lapas

Aviso | Cortes de água em Lapas no dia 23 de maio

A Águas do Ribatejo informa que devido a intervenções no Sistema de Abastecimento de Água de Lapas para ligação de válvulas de secionamento, haverá constrangimentos e faltas de água no período entre as 13h00 e as 18h00, do dia 23 de maio, terça-feira. Será afetada toda a localidade de Lapas.
A Águas do Ribatejo sugere aos consumidores que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de falhas no abastecimento e alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento.
Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente.
No caso de notar a turvação da água ou se necessitar de qualquer esclarecimento, deve contactar os serviços da AR pelo tel: 263 509 400 (dias úteis das 09h00 às 18h00) ou número verde e gratuito 800 20 20 40 (dias úteis entre as 18h00 e as 09h00 e sábados, domingos e feriados). Mais informações em www.aguasdoribatejo.com.

Urbnovas reúne com agentes de segurança e socorro

Decorreu no dia 18 de maio, no Gabinete Único de Reabilitação Urbana (GURU), uma reunião de trabalho com as entidades responsáveis pela segurança pública na cidade de Torres Novas. Foram identificadas as prioridades de intervenção a integrar na Operação de Reabilitação Urbana do Centro Histórico (ORU-CH), que operacionalizará a ARU (Área de Reabilitação Urbana de Torres Novas – Centro Histórico).
A equipa do Urbnovas, em conjunto com os serviços de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários, a PSP e a Águas do Ribatejo avaliaram as infraestruturas presentes no centro histórico, bem como as atuais situações de risco no terreno.

 

ReuniaoSegurancaGURU 2ReuniaoSegurancaGURU 3

Taça Almondinha disputou-se no Estádio Municipal

No âmbito das atividades de enriquecimento curricular (AEC), realizou-se a 16 de maio, no Estádio Municipal, a Taça Almondinha,  uma competição entre escolas do 1.º ciclo, destinada a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, que englobou as modalidades de andebol, basquetebol e atletismo. Teve como objetivos fomentar o gosto pela atividade física, promover um estilo de vida saudável, potenciar o espírito de equipa e entreajuda e promover o convívio entre a comunidade educativa.
Esta atividade foi dinamizada pelos professores de atividade física e desportiva que lecionam nas AEC, em parceria com o Município de Torres Novas e os Agrupamentos de Escolas. Cada escola concorreu com 15 alunos, tendo ficado em primeiro lugar o Centro Escolar Visconde S. Gião, em segundo a EB1 de Santa Maria e em terceiro lugar o Centro Escolar de Meia Via.

 

Taca Almondina EstadioMunicipal 1Taca Almondina EstadioMunicipal 2

Salvador Sobral atua em Torres Novas a 16 de setembro

O cantor Salvador Sobral, que venceu no passado sábado, dia 13 de maio, o Festival Eurovisão da Canção, que foi disputado por 26 países, num feito inédito para Portugal, atuará no Teatro Virgínia, em Torres Novas, no próximo dia 16 de setembro. O concerto está integrado na agenda de espetáculos programada para aquele espaço durante o último quadrimestre de 2017.
Antes de “Amar pelos dois”, canção que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 e que saiu vencedora, quer no voto do júri, quer no televoto (758 votos), com uma diferença significativa do segundo classificado, a Bulgária, o mais novo dos irmãos Sobral já havia desenvolvido inúmeros projetos musicais até chegar ao seu primeiro disco de originais: Excuse Me, que está a ser atualmente apresentado nos principais palcos nacionais, passando também por Torres Novas.
Salvador formou-se academicamente nos Estados Unidos e em Barcelona, onde estudou nas mais prestigiadas escolas de música. Nesse período foi afinando as suas capacidades vocais e as de compositor, escreveu muito e estudou mestres como Chet Baker, desenvolvendo uma relação profunda com o jazz e com outros géneros, como a bossa-nova. Os aplausos começaram a aparecer de forma inequívoca e natural: sempre que o público se confronta com a sua absoluta segurança e com o seu arrojado bom gosto.
Dotado de uma belíssima voz e uma enorme sensibilidade, trata-se de um novo artista que se apresenta ao público, de forma humilde, mas assertiva, própria de quem sabe que tem algo a dizer.
O álbum "Excuse Me", foi coproduzido pelo próprio Salvador Sobral juntamente com Leonardo Aldrey e Júlio Resende, um dos mais aplaudidos pianistas da atualidade.

 

Tolerância de ponto no dia 12 de maio

Informamos os munícipes que, devido à tolerância de ponto concedida, os serviços municipais estarão encerrados no dia 12 de maio, durante todo o dia.
Será, no entanto, assegurado o funcionamento do Cemitério Municipal, Mercados, Canil Intermunicipal, instalações desportivas e Teatro Virgínia.

Aprovado apoio às Festas do Divino Espírito Santo de Meia Via

Na reunião camarária de 9 de maio, foi aprovado o pedido de apoio da Comissão de Festas do Divino Espírito Santo de Meia Via para a realização das festividades deste ano, que decorrem de 2 a 5 de junho próximo. Para além do apoio logístico, a Câmara deliberou a atribuição de um apoio monetário de 7 mil euros considerando as caraterísticas singulares deste evento de cariz bianual. Esta festa, com origem no século XVI, realiza-se no Domingo de Pentecostes, tendo uma componente religiosa e outra recreativa. O cortejo dos tabuleiros, a procissão das fogaças e a entrega da coroa ao próximo juiz da festa são os atrativos principais.

Promoção turística no Convento de Cristo

DSC 0169 800x533

No passado dia 7 de maio, primeiro domingo do mês e dia de entrada livre no Convento de Cristo, Torres Novas promoveu uma ação de promoção turística do seu território.

Através de uma parceria com o Município do Entroncamento, no Claustro do Micha estiveram representados artesãos do concelho torrejano com produtos regionais.

Continuar... Promoção turística no Convento de Cristo

Pavimentação de arruamentos em Pé de Cão quase concluída

Estão em fase de conclusão os trabalhos de pavimentação na localidade de Pé de Cão. A empreitada foi adjudicada à empresa Construções António Leal por 211.861,68 euros e beneficiou a rede de arruamentos da povoação melhorando as condições de circulação e de segurança. A intervenção consiste na movimentação de terras, regularização de solos, limpeza e reperfilamento das valetas e valas, aplicação de novos pavimentos betuminosos nas faixas de rodagem, execução de calçadas, lancis e muros e inclui também melhorias ao nível da rede de drenagem de águas pluviais com a execução de valetas, construção e reabilitação de aquedutos e limpeza das linhas de água. Será ainda colocada sinalização vertical e horizontal em virtude da existente se encontrar deteriorada ou omissa em alguns locais.

 

PavimantacaoPeDeCao 1PavimantacaoPeDeCao 3

 

Acesso gratuito à plataforma Escola Virtual

LogoEVirtual

A partir do dia 8 de maio, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes disponibiliza o acesso gratuito à plataforma Escola Virtual a todos os alunos do concelho de Torres Novas. Trata-se de uma ferramenta interativa que funciona como auxiliar ao estudo e à preparação de testes e de exames. Cada aluno terá direito à utilização desta plataforma durante duas horas por cada dia.

Continuar... Acesso gratuito à plataforma Escola Virtual

Trabalhos de arboricultura ornamental no Castelo

As árvores do jardim interior do castelo foram alvo de uma intervenção no âmbito da selecção, propagação, e talha de árvores e arbustos realizada pela empresa Árvores & Pessoas Lda, especializada em serviços de arboricultura ornamental e poda por escalada no espaço urbano.
Os trabalhos decorreram no dia 2 de maio e consistiram na escalada e poda seletiva de manutenção sanitária e de segurança do cipreste junto à alcaidaria, no abate de três árvores mortas (1 choupo de grande porte, 1 pinheiro e 1 cipreste de médio porte), na manutenção das restantes  árvores de médio e grande porte existentes para prevenção de acidentes relacionados com a eventual rutura de ramos ou queda de árvores, valorização estética do espaço e resolução dos conflitos entre as árvores e os equipamentos existentes e na substituição do sistema de espiagem dinâmica instalado em 2006 e já obsoleto, através da aplicação de novos cabos de sustentação flexíveis.

 

PodaArvoresCastelo 3PodaArvoresCastelo 4PodaArvoresCastelo 5

Adjudicado reforço da sinalização no concelho

Foi recentemente adjudicado o reforço da sinalização da antiga EN357, entre Pafarrão e o limite do concelho (Bairro – Ourém) e da EM567, entre Torres Novas e Alcorochel.
A primeira intervenção tem um custo de 33.405,62 euros + IVA e um prazo de execução de 45 dias e consiste em refazer e recuperar toda a sinalização do troço da ex-EN357 entre a povoação de Pafarrão e o limite do concelho, até à povoação do Bairro, no concelho de Ourém, numa extensão de aproximadamente quatro quilómetros, fazendo a ligação de Fátima aos concelhos que se situam na zona do Médio Tejo inferior com um significativo volume de trânsito. Genericamente os trabalhos previstos baseiam-se na manutenção da sinalização executada aquando da pavimentação que antecedeu a sua desclassificação e passagem para a rede viária do concelho de Torres Novas.
No segundo caso, trata-se de refazer toda a sinalização da EM567 entre Torres Novas (avenida Andrade Corvo) e a povoação de Alcorochel, numa extensão de mais de oito quilómetros e num troço que atravessa as povoações de Ribeira da Boa Água, Casal dos Ramos, Brogueira e Casal da Azinheira. Os trabalhos incluem a adaptação ao trânsito atual da sinalização existente aquando da obra de pavimentação deste troço da EM567, com um custo de 25.566,80 euros + IVA e um prazo de execução de 45 dias.

 

 

Biblioteca Municipal promove projeto de arte urbana

IMG 0038 900x1200

O Município de Torres Novas, através do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, está a promover um projeto de arte urbana intitulado «Pensar Torres Novas – Viver a cidade».

Nesse sentido, foram desafiados os alunos que frequentam o curso de artes do 12º ano da Escola Secundária Maria Lamas do Agrupamento de Escolas Gil Paes, parceira no projeto, a apropriarem-se da cidade, permitindo que projetem a pintura de um mural e de outros trabalhos que deverão ser implementados e desenvolvidos de acordo com as temáticas propostas: a memória da cidade, a memória do lugar e os 80 anos da fundação da Biblioteca-Museu.

A pintura do mural será acompanhada pela artista urbana Tamara Alves que já se encontra a ministrar formação aos alunos na área da arte urbana, orientar os trabalhos e a execução do mural. A pintura do mural está agendada para os dias 3, 4 e 5 de maio, numa parede exterior à biblioteca.

Gala do Desporto distinguiu atletas, clubes e dirigentes

Galadodesporto net

Já são conhecidos os vencedores da Gala do Desporto de Torres Novas, que teve lugar no dia 5 de maio no Teatro Virgínia. A Gala do Desporto, promovida pelo Município de Torres Novas, visa reconhecer publicamente atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva. Consubstanciando-se na atribuição de prémios e na realização de homenagens, a gala visa, essencialmente, festejar o desporto: as suas conquistas, as suas glórias, mas também o trabalho diário dos clubes e associações que tornam possível a um número vasto de pessoas, de todas as idades, a prática da atividade física e a busca de um modo de vida mais saudável.

 

Vencedores:

Atleta do ano Feminino

Atleta com idades até 14 anos

• Inês Ramos (Clube de Natação de Torres Novas) . natação

           

 

Atleta com idades entre os 15 e os 18 anos

• Fabiana Sousa (Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas) . atletismo

 

Atleta com 19 ou mais anos

• Ana Dias (Clube de Judo de Torres Novas) . jiu jitsu

 

Masculino

Atleta com idades até 14 anos

• Bernardo Simões (Clube de Natação de Torres Novas) . natação

 

Atleta com idades entre os 15 e os 18 anos

• Ricardo Batista (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

 

Atleta com 19 ou mais anos

• Marco Sousa (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

 

Atleta revelação do ano         

• João Inês (Clube de Ténis de Torres Novas) . ténis

 

Equipa do ano

• Equipa de triatlo (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

 

Treinador do ano

• Paulo Antunes (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

 

Associação/clube desportivo do ano   

• União Desportiva e Recreativa da Zona Alta        

Desporto escolar        

• Equipa Juv. Fem. 3x3 basquetebol

 

Desporto adaptado

• Grupo de Boccia (Centro de Reabilitação e Integração Torrejano)

 

Dirigente do ano

• José Gomes (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta)

 

Mérito desportivo

• Equipas de triatlo e natação (Clube de Natação de Torres Novas)

 

No final houve ainda lugar uma homenagem com a atribuição do prémio Cerreira / Figura Desportiva a José Augusto Pedro da Silva.

Museus e Europa: formação Erasmus+ em Berlim

O projeto Growing Out – Uma dimensão europeia para a intervenção local em Torres Novas, financiado pelo Programa Erasmus+, termina as mobilidades previstas com a participação da Diretora do Museu Municipal Carlos Reis, Margarida Moleiro, na formação SMILE (Schools, Museums, Internet, Learning, Europe), que decorre em Berlim entre 16 e 22 de abril.

Continuar... Museus e Europa: formação Erasmus+ em Berlim

Comitiva de Rambouillet de visita a Torres Novas

Rambouillet placa

Ao abrigo do protocolo de geminação entre os municípios de Torres Novas e Rambouillet, está de visita a Torres Novas, entre os dias 19 e 26 de abril, uma delegação com cerca de 30 elementos provenientes desta cidade francesa. A receção terá lugar nos Paços do Concelho, hoje, dia 19 de abril, pelas 16h30. Do programa fazem parte visitas a locais de interesse turístico no concelho e na região, bem como a participação nas comemorações torrejanas do 43.º aniversário do 25 de abril de 1974. O objetivo é aprofundar o intercâmbio cultural e promover a cooperação e interação entre habitantes de Torres Novas e Rambouillet, mantendo laços permanentes entre os dois municípios. Recorde-se que esta geminação nasceu da vontade da comunidade portuguesa residente em Rambouillet, tendo o acordo formal sido assinado em maio de 2010.

Certificação energética das Piscinas Municipais

Piscinas Municipais fora

No âmbito dos investimentos contratualizados para operações no domínio da eficiência energética, o Município de Torres Novas tem em curso os procedimentos necessários à certificação das Piscinas Municipais Fernando Cunha visando uma candidatura ao PORTUGAL 2020, aviso centro n.º 3-2016-10.

Continuar... Certificação energética das Piscinas Municipais

Apoios pontuais ao associativismo cultural para 2017

Ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, foi aprovado pela Câmara a 11 de abril o relatório da comissão de análise das candidaturas para o ano em curso relativas a apoios pontuais na área da cultura, com uma dotação de 6.600 euros, distribuídos da seguinte forma: Rancho Folclórico «Os Camponeses» de Riachos (791,34 euros), Coral Sinfónico de Portugal (2807,10 euros), Associação de Guias de Portugal – 1.ª companhia de Torres Novas (224,17 euros), Paralelo 39 – Associação de Saberes e Artes (908,97 euros), Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (270,90 euros), Associação Ornitófila de Riachos (406,36 euros) e Choral Phydellius (508,90 euros).

 

Filmagens no concelho da série “Ministério do Tempo”

Na reunião camarária de 11 de abril, foi aprovada a atribuição de um subsídio de 1.209 euros à produtora Justall, no âmbito das gravações da série “Ministério do Tempo”, um programa da RTP transmitido semanalmente em horário nobre, que terão lugar no concelho de Torres Novas, entre os dias 17 e 19 de abril. O valor servirá para comparticipar o pagamento da estadia na cidade da equipa de filmagens.

 

 

Aprovada a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de 2016

Na reunião ordinária pública de Câmara de 11 de abril foram aprovados os documentos relativos à Prestação de Contas e Relatório de Gestão do exercício de 2016, com os votos favoráveis do PS, abstenção do PSD e votos contra da CDU e do BE.
De realçar a obtenção de um resultado líquido do exercício positivo de 2.154.456 euros e um saldo de gerência a transitar de 2016 de 3.375.403,84 euros, atingindo-se pela primeira vez o patamar de independência financeira (52,32%). No controlo orçamental da despesa o grau de execução foi de 82% e na receita de 93,735%. O plano plurianual de investimentos (PPI) teve um nível de execução de 72,26% correspondente a 4.778.449,93 euros, e as atividades mais relevantes atingiram 78,40% de execução, totalizando 3.910.441,50 euros. A redução da dívida total foi de 18,33%, cifrando-se agora nos 19.749.762 euros, mantendo-se a tendência descendente dos últimos anos. O exercício de 2016 foi encerrado sem pagamentos em atraso e com um prazo médio de pagamento de 4 dias (menos 7 que em 2015).
Foram também aprovados por maioria (6 votos), com a abstenção da CDU, a proposta de aplicação do resultado líquido do exercício de 2016 em resultados transitados e o inventário de bens, direitos e obrigações patrimoniais do município e respetiva avaliação. A Câmara tomou ainda conhecimento do balanço social referente ao ano em apreço.

 

Páscoa 2017 - tolerância de ponto (encerramento de serviços)

Informamos os munícipes que devido à tolerância de ponto concedida, os serviços municipais estarão encerrados no dia 13 de abril (quinta-feira), durante o período da tarde.
Será, no entanto, assegurado o funcionamento do Cemitério Municipal, Mercados, Canil Intermunicipal e instalações desportivas.

Continuar... Páscoa 2017 - tolerância de ponto (encerramento de serviços)

Aviso | Cortes de água em Lapas, Ribeira Branca e Ribeira Ruiva

A Águas do Ribatejo informa que devido a intervenções nos Sistemas de Abastecimento de Água de Lapas, Ribeira Branca e Ribeira Ruiva, no concelho de Torres Novas, haverão constrangimentos e faltas de água em: Rua António Borga, em Lapas, entre as 08h30 e as 10h30 do dia 10 de abril e entre as 14h00 e as 16h00 do dia 12 de abril e na Rua 25 Abril (estrada da ETAR) e povoações de Ribeira Branca e Ribeira Ruiva entre as 08h30 e as 12h00 do dia 11 de abril e entre as 08h30 e as 10h30 do dia 13 de abril.

A AR sugere aos consumidores que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de falhas no abastecimento.
A AR alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento. 
Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente. 
No caso de notar a turvação da água ou se necessitar de qualquer esclarecimento, deve contactar os nossos serviços pelo tel: 263 509 400 (dias úteis das 09h00 às 18h00) ou número verde e gratuito 800 20 20 40 (dias úteis entre as 18h00 e as 09h00 e sábados, domingos e feriados).
Mais informações em www.aguasdoribatejo.com.

 

Apoios diversos no âmbito da cultura e do desporto

No que respeita a apoios, foi aprovada na reunião camarária de 28 de março a cedência gratuita de instalações municipais para pernoita de peregrinos de visita a Fátima por ocasião das celebrações do Centenário das Aparições, vigorando genericamente para todos os pedidos similares que possam surgir neste âmbito.

Continuar... Apoios diversos no âmbito da cultura e do desporto

| Agenda

| Notícias

sabia que

No próximo dia 20 de junho assinala-se o 80.º aniversário da biblioteca-museu (1937-2017)?

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies