Munícipe

Biblioteca Municipal promove projeto de arte urbana

IMG 0038 900x1200

O Município de Torres Novas, através do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, está a promover um projeto de arte urbana intitulado «Pensar Torres Novas – Viver a cidade».

 

Nesse sentido, foram desafiados os alunos que frequentam o curso de artes do 12º ano da Escola Secundária Maria Lamas do Agrupamento de Escolas Gil Paes, parceira no projeto, a apropriarem-se da cidade, permitindo que projetem a pintura de um mural e de outros trabalhos que deverão ser implementados e desenvolvidos de acordo com as temáticas propostas: a memória da cidade, a memória do lugar e os 80 anos da fundação da Biblioteca-Museu.

 

A pintura do mural será acompanhada pela artista urbana Tamara Alves que já se encontra a ministrar formação aos alunos na área da arte urbana, orientar os trabalhos e a execução do mural. A pintura do mural está agendada para os dias 3, 4 e 5 de maio, numa parede exterior à biblioteca.

Gala do Desporto Torres Novas: conheça os nomeados

Galadodesporto net

Já são conhecidos os nomeados para a Gala do Desporto de Torres Novas, que terá lugar no próximo dia 5 de maio, pelas 21h, no Teatro Virgínia. A Gala do Desporto, promovida pelo Município de Torres Novas, visa reconhecer publicamente atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva. Consubstanciando-se na atribuição de prémios e na realização de homenagens, a gala visa, essencialmente, festejar o desporto: as suas conquistas, as suas glórias, mas também o trabalho diário dos clubes e associações que tornam possível a um número vasto de pessoas, de todas as idades, a prática da atividade física e a busca de um modo de vida mais saudável.

 

Estão nomeados:

Atleta do ano Feminino

Atletas com idades até 14 anos

• Inês Ramos (Clube de Natação de Torres Novas) . natação

• Íris Gonçalves (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . ginástica            

 

Atletas com idades entre os 15 e os 18 anos

• Fabiana Sousa (Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas) . atletismo

• Mariana Nascimento (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . basquetebol

• Carolina Neves (Clube de Natação de Torres Novas) . natação

 

Atletas com 19 ou mais anos

• Anne Fernandes (Clube de Ténis de Torres Novas) . ténis

• Ana Dias (Clube de Judo de Torres Novas) . jiu jitsu

• Vera Vieira (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . tiro com arco

 

Masculino

Atletas com idades até 14 anos

• Pedro Miguel (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . ginástica

• Luís Outeiro (Sociedade Recreativa Alqueidoense) . motocross

• Bernardo Simões (Clube de Natação de Torres Novas) . natação

 

Atletas com idades entre os 15 e os 18 anos

• João Inês (Clube de Ténis de Torres Novas) . ténis

• Ricardo Batista (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

• Joel Catarino (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . ginástica

 

Atletas com 19 ou mais anos

• João Santos (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . tiro com arco

• Marco Sousa (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

 

Atleta revelação do ano         

• Fabiana Sousa (Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas) . atletismo

• José Vieira (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

• João Inês (Clube de Ténis de Torres Novas) . ténis

 

Equipa do ano

• Equipa Sub 16 (Clube de Ténis de Torres Novas) . ténis

• Equipa de triatlo (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

• Ritmartgym (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . ginástica

 

Treinador do ano

• Diogo Soares (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta) . ginástica

• Paulo Antunes (Clube de Natação de Torres Novas) . triatlo

• Tiago Sequeira (Clube de Ténis de Torres Novas) . ténis

 

Associação/clube desportivo do ano   

• Clube de Natação de Torres Novas

• União Desportiva e Recreativa da Zona Alta        

Desporto escolar        

• Equipa Juv. Fem. 3x3 basquetebol

 

Desporto adaptado

• Grupo de Boccia (Centro de Reabilitação e Integração Torrejano)

• Flávio Santos (Clube de Natação de Torres Novas)

 

Dirigente do ano

• José Gomes (União Desportiva e Recreativa da Zona Alta)

• Raul Santos (Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas)

• João Pereira (Clube de Ténis de Torres Novas)

 

Mérito desportivo

• Equipas de triatlo e natação (Clube de Natação de Torres Novas)

• Rui Martinho (Team Target)

• Raul Santos (Núcleo do Sporting Clube de Portugal Torres Novas)

 

Museus e Europa: formação Erasmus+ em Berlim

O projeto Growing Out – Uma dimensão europeia para a intervenção local em Torres Novas, financiado pelo Programa Erasmus+, termina as mobilidades previstas com a participação da Diretora do Museu Municipal Carlos Reis, Margarida Moleiro, na formação SMILE (Schools, Museums, Internet, Learning, Europe), que decorre em Berlim entre 16 e 22 de abril.

Continuar... Museus e Europa: formação Erasmus+ em Berlim

Comitiva de Rambouillet de visita a Torres Novas

Rambouillet placa

Ao abrigo do protocolo de geminação entre os municípios de Torres Novas e Rambouillet, está de visita a Torres Novas, entre os dias 19 e 26 de abril, uma delegação com cerca de 30 elementos provenientes desta cidade francesa. A receção terá lugar nos Paços do Concelho, hoje, dia 19 de abril, pelas 16h30. Do programa fazem parte visitas a locais de interesse turístico no concelho e na região, bem como a participação nas comemorações torrejanas do 43.º aniversário do 25 de abril de 1974. O objetivo é aprofundar o intercâmbio cultural e promover a cooperação e interação entre habitantes de Torres Novas e Rambouillet, mantendo laços permanentes entre os dois municípios. Recorde-se que esta geminação nasceu da vontade da comunidade portuguesa residente em Rambouillet, tendo o acordo formal sido assinado em maio de 2010.

Certificação energética das Piscinas Municipais

Piscinas Municipais fora

No âmbito dos investimentos contratualizados para operações no domínio da eficiência energética, o Município de Torres Novas tem em curso os procedimentos necessários à certificação das Piscinas Municipais Fernando Cunha visando uma candidatura ao PORTUGAL 2020, aviso centro n.º 3-2016-10.

Continuar... Certificação energética das Piscinas Municipais

Apoios pontuais ao associativismo cultural para 2017

Ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, foi aprovado pela Câmara a 11 de abril o relatório da comissão de análise das candidaturas para o ano em curso relativas a apoios pontuais na área da cultura, com uma dotação de 6.600 euros, distribuídos da seguinte forma: Rancho Folclórico «Os Camponeses» de Riachos (791,34 euros), Coral Sinfónico de Portugal (2807,10 euros), Associação de Guias de Portugal – 1.ª companhia de Torres Novas (224,17 euros), Paralelo 39 – Associação de Saberes e Artes (908,97 euros), Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (270,90 euros), Associação Ornitófila de Riachos (406,36 euros) e Choral Phydellius (508,90 euros).

 

Filmagens no concelho da série “Ministério do Tempo”

Na reunião camarária de 11 de abril, foi aprovada a atribuição de um subsídio de 1.209 euros à produtora Justall, no âmbito das gravações da série “Ministério do Tempo”, um programa da RTP transmitido semanalmente em horário nobre, que terão lugar no concelho de Torres Novas, entre os dias 17 e 19 de abril. O valor servirá para comparticipar o pagamento da estadia na cidade da equipa de filmagens.

 

 

Aprovada a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de 2016

Na reunião ordinária pública de Câmara de 11 de abril foram aprovados os documentos relativos à Prestação de Contas e Relatório de Gestão do exercício de 2016, com os votos favoráveis do PS, abstenção do PSD e votos contra da CDU e do BE.
De realçar a obtenção de um resultado líquido do exercício positivo de 2.154.456 euros e um saldo de gerência a transitar de 2016 de 3.375.403,84 euros, atingindo-se pela primeira vez o patamar de independência financeira (52,32%). No controlo orçamental da despesa o grau de execução foi de 82% e na receita de 93,735%. O plano plurianual de investimentos (PPI) teve um nível de execução de 72,26% correspondente a 4.778.449,93 euros, e as atividades mais relevantes atingiram 78,40% de execução, totalizando 3.910.441,50 euros. A redução da dívida total foi de 18,33%, cifrando-se agora nos 19.749.762 euros, mantendo-se a tendência descendente dos últimos anos. O exercício de 2016 foi encerrado sem pagamentos em atraso e com um prazo médio de pagamento de 4 dias (menos 7 que em 2015).
Foram também aprovados por maioria (6 votos), com a abstenção da CDU, a proposta de aplicação do resultado líquido do exercício de 2016 em resultados transitados e o inventário de bens, direitos e obrigações patrimoniais do município e respetiva avaliação. A Câmara tomou ainda conhecimento do balanço social referente ao ano em apreço.

 

Páscoa 2017 - tolerância de ponto (encerramento de serviços)

Informamos os munícipes que devido à tolerância de ponto concedida, os serviços municipais estarão encerrados no dia 13 de abril (quinta-feira), durante o período da tarde.
Será, no entanto, assegurado o funcionamento do Cemitério Municipal, Mercados, Canil Intermunicipal e instalações desportivas.

Continuar... Páscoa 2017 - tolerância de ponto (encerramento de serviços)

Aviso | Cortes de água em Lapas, Ribeira Branca e Ribeira Ruiva

A Águas do Ribatejo informa que devido a intervenções nos Sistemas de Abastecimento de Água de Lapas, Ribeira Branca e Ribeira Ruiva, no concelho de Torres Novas, haverão constrangimentos e faltas de água em: Rua António Borga, em Lapas, entre as 08h30 e as 10h30 do dia 10 de abril e entre as 14h00 e as 16h00 do dia 12 de abril e na Rua 25 Abril (estrada da ETAR) e povoações de Ribeira Branca e Ribeira Ruiva entre as 08h30 e as 12h00 do dia 11 de abril e entre as 08h30 e as 10h30 do dia 13 de abril.

A AR sugere aos consumidores que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de falhas no abastecimento.
A AR alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento. 
Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente. 
No caso de notar a turvação da água ou se necessitar de qualquer esclarecimento, deve contactar os nossos serviços pelo tel: 263 509 400 (dias úteis das 09h00 às 18h00) ou número verde e gratuito 800 20 20 40 (dias úteis entre as 18h00 e as 09h00 e sábados, domingos e feriados).
Mais informações em www.aguasdoribatejo.com.

 

Apoios diversos no âmbito da cultura e do desporto

No que respeita a apoios, foi aprovada na reunião camarária de 28 de março a cedência gratuita de instalações municipais para pernoita de peregrinos de visita a Fátima por ocasião das celebrações do Centenário das Aparições, vigorando genericamente para todos os pedidos similares que possam surgir neste âmbito.

Continuar... Apoios diversos no âmbito da cultura e do desporto

Oferecido equipamento ao serviço de pediatria do Hospital

A aquisição de um aparelho para o serviço de Pediatria do hospital de Torres Novas, no valor de 650 euros, conforme pedido da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas mereceu a concordância unânime do executivo camarário, na reunião de 28 de março. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia no campo das análises clínicas permitindo melhorar as condições daquele serviço.

 

 

Mário Soares dá nome a avenida em Torres Novas

Na reunião camarária de 28 de março foi aprovada por unanimidade a atribuição dos topónimos Beco da Avenida do Bom Amor (ao troço com início na avenida do Bom Amor – na proximidade do CRIT – e sem saída) e Avenida Mário Soares (ao troço compreendido entre a avenida Andrade Corvo, passando diante do Palácio dos Desportos, e a artéria sem nome entre a rotunda das Chãs e a rotunda da Juventude), conforme proposta da Comissão Municipal de Toponímia.

 

AVISO | Condicionamentos de trânsito | 7 e 8 de abril

Devido à realização do Rali Histórico de Torres Novas, no próximo dia 8 de Abril (sábado), haverá condicionamentos de trânsito nos dias 7 e 8 de abril na zona do recinto da prova (praça 5 de outubro), ruas adjacentes e locais de passagem do rali:

- Proibido estacionar na Praça 5 de Outubro a partir de sexta-feira, dia 7 de abril, às 20h

- Corte de trânsito no início da Rua General José Vasconcelos Correia e no início da Calçada Dr. João Rodrigues Reis

- Corte de trânsito em pormenor no Largo do Paço com a Rua Miguel de Arnide. Elemento da PSP no local

– Corte de trânsito na Rua dos Anjos  e Rua de Santo António - excepto moradores da Rua Miguel de Arnide

– Cortes de trânsito no Largo General Humberto e na Rua Miguel de Arnide (excepto moradores) e corte de trânsito (barreira fixa) na Rua de Santiago. Elemento da PSP no local

 

Instalação da Loja do Cidadão em Torres Novas

Foi aprovada na reunião camarária de 28 de março a proposta de minuta de protocolo de colaboração, a assinar com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., para a instalação e gestão da Loja do Cidadão em Torres Novas. Um projeto de interesse municipal pelos benefícios que pode trazer aos munícipes em termos de desburocratização e poupança de tempo útil. A Loja do Cidadão de Torres Novas ficará situada no edifício B do Convento do Carmo e integrará os serviços do Instituto dos Registos e Notariado, do Instituto da Segurança Social e da Autoridade Tributária, bem como um Espaço do Cidadão, que será objeto de protocolo autónomo e específico.

Assembleia Geral das Cidades Educadoras

O Município de Torres Novas participou na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que se realizou no dia 24 de março na cidade espanhola de Granollers e onde estiveram delegados de 75 cidades, provenientes de 12 países. Da ordem de trabalhos constava a aprovação do relatório de atividades e contas do ano 2016, o plano de ação de 2017 e as linhas gerais do orçamento para 2018.

Continuar... Assembleia Geral das Cidades Educadoras

Bloco operatório reativado no Hospital de Torres Novas

ConfImprensaHospital

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas anunciou em conferência de imprensa nos Paços do Concelho que o bloco operatório do hospital de Torres Novas foi reativado, constituindo uma mais valia para os utentes do Médio Tejo ter aquele espaço a funcionar em pleno, a juntar ao retorno da medicina interna à unidade de Torres Novas.

Continuar... Bloco operatório reativado no Hospital de Torres Novas

Antigo jardim-de-infância de Chancelaria cedido aos Escuteiros

Protocolo Escuteiros Chancelaria

O acordo que formaliza a cedência do edifício do antigo jardim-de-infância de Chancelaria ao Agrupamento de Escuteiros n.º 1140 de Chancelaria foi assinado esta sexta-feira, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho. A cedência é efetuada pelo período de 25 anos e pressupõe o direito à utilização daquele edifício para a realização de atividades em prol da comunidade.

Continuar... Antigo jardim-de-infância de Chancelaria cedido aos Escuteiros

Plantamos hoje para garantir o futuro da floresta!

No dia 21 de Março, de forma a assinalar o Dia Internacional das Florestas, alertando para a nossa responsabilidade na sua salvaguarda, a Resitejo distribuiu cerca de 400 alecrins (Rosmarinus officinalis), tendo o Município de Torres Novas entregue parte deles ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (CBESZA). Cada aluno levou para casa um pequeno vaso de alecrim com uma mensagem, elaborada pela instituição, a alertar para o papel de todos na preservação das florestas que pertencem às gerações vindouras.

 

Curiosidades sobre o alecrim:

O Rosmarinus officinalis é um arbusto aromático muito comum no Mediterrâneo e que possui inúmeras aplicações medicinais, religiosas e gastronómicas;

Os romanos designavam-no por rosmarinus (“orvalho do mar”, em latim) devido ao seu aroma característico; 

A nível mundial, a floresta é responsável pela produção de 40% da energia renovável, tanto quanto as fontes solar, eólica e hídrica juntas;

A floresta  e os espaços silvestres abrangem cerca de 70% da área do nosso país;

A data é celebrada em Portugal desde 1970 e já assumiu diversas designações, Dia da Árvore e Dia Mundial das Florestas, tendo o Dia Internacional das Florestas sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 21 de dezembro de 2012.

 

Empreitada para ampliação do quartel dos bombeiros

Bombeiros

Será publicado nos próximos dias em Diário da República o anúncio público para a empreitada de remodelação e ampliação do edifício do quartel dos bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. O preço base é de 1.070.000 euros.

Continuar... Empreitada para ampliação do quartel dos bombeiros

Município adere à Campanha da Luz Azul 2017

Pelo quarto ano consecutivo, o Município de Torres Novas vai aderir à campanha mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue), uma iniciativa global única, promovida em Portugal pela FPDA - Federação Portuguesa de Autismo. Nesse sentido, no dia 2 de abril - Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - o Castelo de Torres Novas e o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, junto à Praça 5 de outubro, estarão iluminados de azul.

 

 

Aviso | Corte de água esta quinta-feira, 23 de março, das 9 às 14h

A Águas do Ribatejo informa que devido a intervenções para colocação de válvulas no sistema de abastecimento de água de Torres Novas, haverá necessidade de cortes de água, esta quinta-feira, dia 23 de março, entre as 09h00 e as 14h00 nos seguintes locais do concelho: Zona Industrial de Torres Novas 1ª e 2ª fase; Rua da Cerrada Grande, Torres Novas; Rua da Zona Industrial, Torres Novas; Rua do Casal Alvarenga, Torres Novas; Rua do Casal das Velhas, Torres Novas; Rua de Stº António, Torres Novas; Avenida das Cotôas; Continente| Retail Park; Vale Carvão; Caveira; Gavata; Bonflorido; Casal de Aires e Foros da Barreta.

 

A Águas do Ribatejo sugere aos consumidores que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de corte das 09h00 às 14h00. A AR alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento. Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente. No caso de notar a turvação da água ou se necessitar de qualquer esclarecimento, deve contactar os nossos serviços pelo tel: 263 509 400 (dias úteis das 09h00 às 18h00), número verde e gratuito 800 20 20 40 (dias úteis entre as 18h00 e as 09h00 e sábados, domingos e feriados) ou através do site www.aguasdoribatejo.com.

 

 

 

 

Município adere à Hora do Planeta 2017, dia 25 de março

O Município de Torres Novas volta a associar-se à Hora do Planeta, entre as 20h30 e as 21h30, do dia 25 de Março de 2017. Esta é uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF e consiste na maior ação do género à escala mundial, visando despertar as consciências dos decisores políticos e dos cidadãos em geral para a questão das alterações climáticas, de modo a que se possam adotar procedimentos que contribuam para mitigar os seus efeitos.


“A Hora do Planeta” consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades. Em Torres Novas, isso acontecerá no Castelo e zona envolvente.


Em 2016, chegou a 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas. Em Portugal, 110 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.


Para saber mais informações sobre esta temática que interessa a todos, consulte: www.wwf.pt

 

| Agenda

| Notícias

sabia que

o Trail do Almonda se vai realizar a 21 de maio?

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies