Rotas naturais

Rota Bom Amor

Percurso circular com início e final nas proximidades de Torres Novas na Fonte do Bom Amor. Desenvolve-se por caminhos rurais, atravessando zonas agrícolas (vinha e olival) e floresta de eucalipto com manchas de pinheiro).

Interesse paisagístico e patrimonial com destaque para as panorâmicas da Serra D’Aire e Quinta da Torre de Santo António, percurso de um pequeno troço de estrada romana e visita à Quinta da Rainha.

Tipo de Piso: Estradas alcatroadas, Estradões e Caminhos de Terra Batida.

Local de início  Fonte do Bom Amor
Local de chegada  Fonte do Bom Amor
Dificuldade geral  Média
Meio Progressão  Pedestre
Outras Prossibilidades de progressão  BTT, Cavalo, ...

• Estrada Romana (km 1,3);
  • Quinta da Torre Santo António – vista - (km 1,5);
  • Gateiras de Santo António – Café (km 2,8);
  • Quinta da Rainha - Produtos Regionais: azeite, queijo, vinhos, doces, … (km 4,3).

Distância: 8,3 km | Tempo do percurso: 2 a 3 horas | Download

Bom Amor

CIGA Vale da Serra

Percurso circular com início e final no Centro de Interpretação da Gruta do Almonda (C.I.G.A) situado a meio caminho entre o Casal João Dias e o Casal do Raposo (Vale da Serra). Desenvolve-se na sua quase totalidade por caminhos e pequenos trilhos dominados por uma paisagem de pedra e vegetação, característica do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros onde se insere. Interesse paisagístico com destaque para os detalhes geomorfológicos e espécies vegetais observados ao longo do percurso. Principal atenção às nascentes e gruta do Rio Almonda situadas sensivelmente a meio do percurso

Tipo de Piso: Caminhos e trilhos de piso irregular (pedregoso)

Local de início  C.I.G.A
Local de chegada  C.I.G.A
Dificuldade geral  Média / Elevada
Outras Prossibilidades de progressão  ----------

• Centro de Interpretação da Gruta do Almonda (C.I.G.A) (km 0,0 e 5,7);
  • Vista panorâmica e descida em mau piso (km 1,2);
  • Nascente e Gruta do Almonda (km 2,7).

Distância: 5,7 km | Tempo do percurso: 1h30min a 3 horas | Download

CIGA

Rota Moinhos da Pena

Percurso circular com início e final nos Moinhos da Pena (Snack Bar dos Moinhos). Desenvolve-se por caminhos rurais e pequenos trilhos em zona de planalto.

O percurso apresenta um elevado interesse paisagístico e natural devido à zona em que se integra. As pegadas dos dinossáurios situadas nas proximidades, apresentam-se como o ponto complementar de interesse. Este percurso encontra-se homologado pela FCMP, fazendo parte da rede nacional de percursos pedestres de pequena rota. Por essa razão encontra-se concretizado no terreno com as marcas de pequena rota (cor vermelha e amarela)

Tipo de Piso:   Caminhos e trilhos de piso irregular com alguma pedra solta (calcária)

Local de início Snack Bar dos
Moinhos da Pena
Local de chegada Snack Bar dos
Moinhos da Pena
Dificuldade geral  Baixa
Outras Prossibilidades de progressão  BTT

• Moinhos da Pena (km 0,2);
  • Capela do Senhor da Serra (km 2,7  e 3,7),
  • Pena D’Agua (km 6,0); Vista Panorâmica (km 6,4)

Distância: 8,5 km | Tempo do percurso: 2 a 3 horas | Download

Pena moinhos

Rota Vale Fojo

Percurso linear de ida e volta com início e final no Parque de Merendas do Casal João Dias (Vale da Serra). Desenvolve-se por caminhos e trilhos de montanha, constando da ascensão ao ponto mais alto do Concelho (Vértice Geodésico Aire) e posterior regresso pelo mesmo caminho. Todo o percurso decorre no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Apresenta um elevado interesse paisagístico e natural com destaque para as panorâmicas observadas no ponto mais alto e para as espécies vegetais características desta zona natural. Este percurso encontra-se em fase de homologação pela FCMP.

Tipo de Piso:    Caminhos e trilhos serranos. Piso irregular com muita pedra solta (calcária)

Local de início Parque de Merendas do Casal João Dias
Local de chegada Parque de Merendas do Casal João Dias
Dificuldade geral  Média / Elevada
Outras Prossibilidades de progressão  BTT

• Parque de Merendas do Casal João Dias (km 0,0 e 8,0);
  • Pedreira desactivada (pequeno desvio nos Km 1,4 e 6,6),
  • Chouso e Paisagem no cimo do Vale Fojo (km 3,0 e 6,0);
  • Vista Panorâmica (meio do percurso km 4,00)

Distância: 8 km | Tempo do percurso: 4 a 6 horas | Download

Fojo

| Notícias

o Trail do Almonda se vai realizar a 21 de maio?