Património artístico e etnográfico

Parte do rico património artístico concelhio está representado nas exposições permanentes do Museu Municipal Carlos Reis. Os núcleos museológicos distribuem-se em quatro grandes temas: arte sacra, arqueologia, história do concelho e pintura de Carlos Reis.

Realce ainda para a representação do modo de vida tradicional através do Museu Agrícola de Riachos.

Museu-Carlos-Reis--47

Museu Municipal Carlos Reis

Coordenadas GPS 39°28'45.5"N 8°32'19.3"W

+informação

O Museu Municipal Carlos Reis apresenta ao público quatro exposições de longa duração nas áreas da História Local, Arqueologia, Arte Sacra e Pintura de Carlos Reis.

O núcleo de pintura dedicado a Carlos Reis reúne cerca de 30 obras, entre paisagens e retratos, que evidenciam a predilecção do pintor pelos aspetos do quotidiano e da vida campestre.  Nos restantes núcleos a maioria das peças expostas provém de doações, feitas por instituições ou pessoas a título particular, e, ainda, de depósitos de obras.

Daqui resulta, portanto, um conjunto museológico bastante heterogéneo no que toca à tipologia das peças que integram a coleção, facto que a torna bastante rica do ponto de vista patrimonial, e que lhe confere um caráter de exceção no conjunto dos museus locais da região.

Morada: Rua do Salvador, 10, 2350-416 Torres Novas
Tel: (+351) 249 812 535
Web: www.cm-torresnovas.pt | http://museu.cm-torresnovas.pt
Facebook: www.facebook.com/MMCarlosReis

Horário: verão (abril a setembro) terça a domingo 10h00-13h00 | 14h00-18h00, inverno (outubro a março) 9h00-13h00 e 14h00-17h00, última admissão 30 minutos antes do encerramento

Museu-Agricola-de-Riachos

Museu Agrícola de Riachos

Coordenadas GPS 39°26’34.7”N 8°30’45.0”W

+informação

Situado a 6 km da cidade, em Riachos, o museu, inaugurado em 1989, reúne um espólio representativo do modo de vida tradicional das gentes riachenses e dos vários aspetos da ruralidade da zona geográfico-cultural de transição do bairro para a borda d’água ribatejana. O lagar e a eira, a casa tradicional e a maquinaria agrícola, o traje e as artes e ofícios tradicionais são as temáticas que se destacam no contexto do seu acervo etnográfico.

Morada: Rua Dr. José Marques, 14, 2350-362 Riachos
Tel/Tlm: (+351) 249 820 499 | (+351) 934 133 079
Facebook: www.facebook.com/ADPHNRR

Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h |sábado e domingo (visitas, mediante marcação prévia)
Encerra: feriados
Localização: 6 km (aprox.) da cidade
Entrada gratuita/donativo

Casamemorial

CHUDE - Centro Humberto Delgado

Coordenadas GPS 39º25’40.5”N 8º33’05.9”W

+informação

O CHUDE-Centro Humberto Delgado resulta da requalificação da antiga Casa Memorial, inaugurada em 1996. O atual projeto, financiado no âmbito do PDR2020, inclui a casa onde nasceu Humberto Delgado, uma área de exposições temporárias e uma biblioteca temática dedicada não só à biografia de Humberto Delgado, mas também aos temas da história e da sociedade contemporâneas.

O CHUDE parte do legado de Humberto Delgado para se constituir como um espaço de consciencialização cívica e de estímulo ao pensamento crítico, pugnando pelos valores da liberdade, da tolerância e da pluralidade, de divulgação e de memória da resistência à ditadura portuguesa e ainda como centro de estudos, ligado a universidades e a bibliotecas, arquivos e museus de temáticas congéneres. No âmbito da salvaguarda da memória, o CHUDE tem como missão a recolha e divulgação de fontes documentais relacionadas com Humberto Delgado, a oposição ao Estado Novo e o republicanismo, na freguesia e no concelho.

O CHUDE-Centro Humberto Delgado está aberto ao público, nos seguintes horários:
De terça a domingo
Outubro a março
9h-13h/14h-17h
Abril a setembro
10h-13h/14h-18h

Grupos máx. 20 pessoas (ou 1 turma, no caso do público escolar)
Visitas acompanhadas e consulta documental – sob marcação
Última admissão 30 minutos antes do encerramento

Morada: Largo General Humberto Delgado, Boquilobo-Brogueira, 2350-051 Torres Novas

Informações e marcações: tel. 249812535 (Museu Municipal); Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CentraldoCaldeirao-49 Large

Central do Caldeirão

+informação

O Núcleo Museológico da Central do Caldeirão é fruto da recuperação da antiga Central hidroelétrica de Torres Novas, que teve um período de funcionamento entre 1923 e 1984. A fase inicial da central do caldeirão contou com o industrial José Manuel Ferreira (1874 –1948) a liderar o processo de aquisição de maquinismos e o processo de produção. A partir de meados da década de 1930 será constituída uma empresa por quotas, a Empresa Industrial de Electricidade do Almonda, que até 1984, será a responsável pela gestão, produção e a distribuição de energia elétrica na cidade e no Concelho de Torres Novas. Pela Central passaram mais de 150 trabalhadores, entre eletricistas, maquinistas, pessoal administrativo, serventes, serralheiros, pessoal técnico e da manutenção, atendimento e cobrança, memórias do trabalho e dos trabalhadores que pretendemos apresentar e que continuamos a recolher. Para além destas memórias, o Núcleo Museológico apresenta a coleção das peças de arqueologia industrial, conjuntos que integram as turbinas hidráulicas originais (1924, fundição de Fradelos, Porto) e o motor térmico com funcionamento a diesel produzido em Inglaterra no início do século XX.

O Núcleo Museológico da Central do Caldeirão pode ser visitado de terça a domingo no seguinte horário:
Abril – Outubro:
10h00-13h00//14h00-18h00