Munícipe

Rega dos espaços relvados em tempo de seca

Na sequência dos avisos da Águas do Ribatejo relativos à redução do consumo doméstico de água no período de seca extrema que estamos a viver, o Município de Torres Novas esclarece que os mesmos têm a ver com as zonas abastecidas pelos reservatórios de Alqueidão, Zibreira e Casal João Dias (Videla, Zibreira, Liteiros, Pedrogão e Adofreire), estando as regas de espaços verdes fechadas nestas localidades, como é o caso dos relvados em Liteiros, rotunda da Videla e espaços verdes na Zibreira no largo junto à Igreja.

 

Independentemente desses avisos, o município sempre se preocupou com a poupança no consumo de água, uma vez que, apesar de ser um recurso natural renovável, se deve evitar a sua má utilização. Por isso, as regas são sempre efetuadas durante a noite, no período compreendido entre as 21:00h e as 08:00h, precisamente quando já não há temperaturas tão elevadas e consequentemente haverá uma redução nas perdas por evaporação.

 

Existem, no entanto, algumas situações pontuais em que, devido a avarias do sistema automático, as regas são efetuadas manualmente e só nesses casos ocorrem durante o dia.  Há uma rega na rotunda Torres Novas Sul que é feita a meio da manhã tendo sido já solicitado à empresa que gere a sua manutenção que corte essa rega.

 

Quanto ao desperdício de água que ocorre aquando da rega dos espaços relvados da cidade, sobretudo dos separadores centrais de várias avenidas da cidade e das várias rotundas, há determinadas situações que são incontroláveis, basta 1mn de rega com vento e a água vai para o asfalto sendo quase impossível regar uma rotunda sem que haja perda de água para o asfalto.

 

O Município de Torres Novas reitera que as medidas adoptadas são as mais adequadas a esta altura do ano: rega duas vezes durante a noite, pulverizadores de 5mn, aspersores de 10mn, uma vez que a diminuição do n.º de regas ou dos tempos poderia levar a que os relvados entrassem em carência hídrica ficando secos.

 

Águas do Ribatejo apela à poupança de água

NÃO AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA 800x566

A Águas do Ribatejo alerta as  populações de Pedrógão, Alqueidão, Adofreire, Casal João Dias, Casais Martanes e Almonda, no concelho de Torres Novas, para a necessidade de reduzir o consumo de água ao estritamente necessário evitando regas, lavagens e enchimento de piscinas no período de seca extrema que estamos a viver.

Continuar... Águas do Ribatejo apela à poupança de água

Reforço da segurança rodoviária na avenida do Bom Amor

A avenida do Bom Amor, em Torres Novas, é permanentemente afetada pelo tráfego intenso, que se tem adensado manifestamente, oriundo da saída da A1 com destino a Torres Novas, Tomar ou Ourém, ou, em sentido contrário, com destino ao Entroncamento, Riachos, Golegã e concelhos a sul.

Continuar... Reforço da segurança rodoviária na avenida do Bom Amor

OP | Aberto concurso para parque infantil do Pedrógão

ParqueInfantilPedrogao

Está a decorrer o concurso para a execução de parque infantil do Pedrógão, proposta vencedora no âmbito do Orçamento Participativo 2015/2016.

Continuar... OP | Aberto concurso para parque infantil do Pedrógão

Técnicos timorenses em estágio na Câmara de Torres Novas

Estagiarios Timor CMTN

A Câmara Municipal de Torres Novas acolhe, durante cinco dias úteis, um grupo de técnicos do governo de Timor-Leste, num estágio profissional com o objetivo de dar a conhecer e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos referidos técnicos nos seus serviços de origem.

Continuar... Técnicos timorenses em estágio na Câmara de Torres Novas

Projeto de reabilitação da calçada António Nunes a concurso

Está a decorrer um procedimento de ajuste direto para elaboração do projeto de execução para a obra de reabilitação da calçada António Nunes, largo do Terreiro da Cruz e rua dos Ferreiros, em Torres Novas, cuja estimativa de custo é de 12 mil euros acrescidos de IVA.

Continuar... Projeto de reabilitação da calçada António Nunes a concurso

Município adquire terreno do Poço do Areal, em Pedrógão

Na reunião camarária de 24 de julho foi aprovada a aquisição de uma parcela de terreno corresponde ao remanescente do prédio onde se encontra implantado o Poço do Areal, em Pedrógão, pelo valor de 5.500 euros, propriedade de António José Carvalho Pereira.

Continuar... Município adquire terreno do Poço do Areal, em Pedrógão

Bolsas de estudo para alunos do ensino superior

BolsaEstudo

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo para alunos do ensino superior informa-se que as candidaturas para o ano académico 2017/2018 decorrerão entre os dias 11 de Setembro e 18 de outubro. Para este segundo ano de execução do programa, o executivo municipal aprovou a atribuição de mais quatro bolsas de estudo pecuniárias, no valor de 25% do Salário Mínimo Nacional a atribuir mensalmente entre os meses de outubro e julho.

 

A ficha de candidatura tem a informação sobre quais os documentos necessários e todas as regras associadas estão definidas nas normas que se disponibilizam.

 

O calendário do processo é o seguinte:

 

Candidaturas: 11 de Setembro a 18 de outubro

Lista de ordenação provisória: até 20 de outubro

Pronúncia dos candidatos: até 25 de outubro

Lista de ordenação definitiva: até 30 de outubro

 

Mais informações em: http://cm-torresnovas.pt/index.php/edu/1154-bolsas-de-estudo-para-alunos-do-ensino-superior

 

Loja Ponto Já será instalada no edifício B do Convento do Carmo

Na reunião camarária de 18 de julho foi aprovada a implementação de uma Loja Ponto Já, em Torres Novas, que ficará localizada no edifício B do Convento do Carmo, no âmbito do protocolo de parceria a celebrar com o Instituto Português do Desporto e Juventude. As Lojas Ponto Já são espaços públicos que disponibilizam informações, aconselhamento e serviços de interesse para os jovens, como o acesso à internet, a emissão do cartão jovem, a utilização da biblioteca e hemeroteca, o apoio às associações juvenis, entre outros. Funcionam numa lógica multicanal assente na oferta de valências como o Portal da Juventude e a Linha da Juventude.

Com a criação deste espaço pretende-se reforçar a participação cívica e democrática dos jovens do concelho de Torres Novas, fomentando a sua integração na sociedade de informação e do conhecimento.


Na mesma reunião, foi aprovada, por unanimidade, a reposição do pagamento da diferença remuneratória, a título de trabalho suplementar, aos trabalhadores do município de Torres Novas resultante do período de tempo em que estiveram a vigorar as 40 horas semanais.

 

 

 

 

 

 

Seca obriga a plano de redução do consumo de água

A Águas do Ribatejo apela aos consumidores para um uso eficiente da água de modo a garantir o abastecimento nos concelhos em que opera: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Vivemos neste momento um período de seca que obriga à implementação de um plano de contenção e redução dos consumos em vários locais do universo de 2340 km2 e 150 mil consumidores.

 

A AR trabalha diariamente para garantir um serviço eficiente e seguro, monitorizando todos os parâmetros de qualidade, a quantidade de água produzida e as perdas de água.

 

Considerando:

1. A resolução do Conselho de Ministros nº 80/2017 de 7 de junho de 2017, em que é patente a constatação da existência de períodos de seca, o seu impacto nas disponibilidades hídricas e o seu possível agravamento com efeitos das alterações climáticas;

2. A missão da Águas do Ribatejo de fornecer com qualidade e quantidade água às populações dos municípios que a integram, respeitando o meio ambiente e protegendo o recurso água no seu meio natural;

3. A presente situação de persistência de temperaturas elevadas e ausência de precipitação que se verifica nos municípios onde a AR atua como entidade de gestora;

4. Todas as previsões conhecidas que apontam para um futuro com ondas de calor por períodos mais longos;

5. A sobre-exploração das águas subterrâneas em todas as suas utilizações, que altera a qualidade das águas captadas.

 

Confrontada com consumos muito acima dos normais e aceitáveis em vários sistemas, o conselho de administração da AR decidiu intensificar as campanhas de sensibilização para o uso eficiente da água evitando qualquer tipo de desperdício e limitando o consumo ao estritamente necessário nos períodos de mais calor.

 

Nesse sentido a AR apela às autarquias, instituições, indústrias, comércio e consumidores domésticos que adotem as seguintes medidas de contenção dos consumos:

 

1. Evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor

2. Evitar encher piscinas com água da rede pública e se o fizerem que seja durante a madrugada

3. Optar por duches rápidos em vez de banhos de banheira

4. Verificar a existência de roturas ou fugas de água com regularidade

5. Substituir as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água

 

A água potável é um bem precioso e escasso. Temos de lhe dar o devido valor assumindo o compromisso do seu uso eficiente e racional. A incerteza e imprevisibilidade da seca e dos seus impactos justificam que se dedique uma atenção permanente a este fenómeno e não apenas uma atuação reativa a situações extremas. Se todos assumirmos comportamentos responsáveis os sistemas estão preparados para garantir o abastecimento sem constrangimentos nem suspensões no abastecimento.

 

Torres Novas adere ao concurso “Põe a tua terra nos píncaros”

O município de Torres Novas aderiu ao concurso “Põe a tua terra nos píncaros”, uma iniciativa de sensibilização dos alunos do 2.º ao 9.º ano de escolaridade para a importância do património regional, promovida pela Rádio Miúdos com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e o apoio do Portugal 2020 e da Fundação Calouste Gulbenkian. 

 
Com esta adesão, todas as escolas públicas do concelho podem participar através da criação de um spot publicitário que dê a conhecer Torres Novas ao público da Rádio Miúdos. Este spot pode ser premiado com a realização de um atelier e a produção de um programa de rádio em estúdios profissionais, com deslocação assegurada pelo Município.  
 
A participação das escolas pode ser feita até ao dia 9 de outubro e todas as informações associadas estão disponíveis em www.radiomiudos.pt
 
A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças, tem emissão online em permanência e incentiva a participação de todos os miúdos que falam português, em qualquer ponto do mundo.

 

| Agenda

| Notícias

sabia que

 

O município de Torres Novas dispõe de um serviço gratuito de informações e de alertas via SMS?

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies