Município nas comemorações do Centenário da Batalha de La Lys

LaLys1

A convite do embaixador de Portugal em França,  Jorge Torres Pereira, o Município de Torres Novas associa-se às comemorações do Centenário da Batalha de La Lys, no dia 9 de abril, em Richebourg e La Couture (França).

Nestas cerimónias, participam o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro Ministro da República Portuguesa, António Costa que, conjuntamente com as autoridades francesas, prestam homenagem aos mais de cinquenta mil soldados portugueses que se sacrificaram pela defesa da liberdade e dos direitos fundamentais das Nações, com as forças francesas e aliadas.

O Município de Torres Novas faz-se representar nestas comemorações pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, e pela vereadora Elvira Sequeira. A comitiva torrejana é constituída também por elementos da Liga dos Combatentes de Torres Novas e por familiares de soldados torrejanos que perderam a vida em combate na 1ª Grande Guerra Mundial. Do programa constam diversos momentos, como o descerramento da placa Avenue des Portugais, em Paris, uma cerimónia de homenagem ao Soldado Desconhecido no Arco do Triunfo, uma homenagem no Cemitério Militar Português de Richebourg e uma homenagem em La Couture, em frente ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

O acolhimento da comitiva torrejana será da responsabilidade do Município de Ramboillet, no âmbito da geminação com o Município de Torres Novas.