AR | Pedro Ferreira no Conselho de Administração

ConselhoAdministracaoAR 800x530

Dez anos após a sua formação, a empresa municipal ÁGUAS DO RIBATEJO EM,SA tem uma mulher no Conselho de Administração. Catarina Pinheiro do Vale, vereadora na Câmara Municipal de Benavente, integra a nova equipa eleita esta sexta-feira, 10 de novembro, e que mantém como Presidente , Francisco Oliveira, edil do concelho de Coruche.

A entrada da nova vogal cumpre assim a Lei 62/2017 que obriga a que a administração das empresas do setor público tenha pelo menos um terço de elementos de cada sexo  a partir de janeiro.

Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, vai continuar como vogal do conselho de administração.

A única lista apresentada foi aprovada por unanimidade pelos sete presidentes de câmara presentes na assembleia geral .

Na reunião foi aprovado o novo tarifário da Águas do Ribatejo para o ano de 2018 com “ligeiras atualizações” que segundo a proposta aprovada por todos os sete municípios têm por base a inflação e irão traduzir-se  num aumento de poucos cêntimos na fatura a pagar pelos clientes no final de janeiro do próximo ano.

O Presidente da Câmara Municipal de Almeirim renovou a confiança dos seus pares para continuar a presidir à Assembleia Geral da Águas do Ribatejo EM, SA.

Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca continuará a ser o secretário da assembleia.

Todos os cargos são desempenhados sem direito a remuneração mantendo a tradição desde a fundação da empresa em 2007.

O novo mandato tem como prioridade a garantia da sustentabilidade da empresa mantendo ou reforçando a segurança e qualidade nos sistemas de abastecimento e de saneamento de águas residuais.

A assembleia congratulou-se com a atribuição do selo de qualidade da água exemplar para consumo humano atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Até ao final do ano serão inauguradas duas novas ETAR em Benavente e Samora Correia e irá iniciar-se uma empreitada de 4,6 milhões de euros para a nova ETAR e sistema de saneamento da Freguesia de Samora, incluindo os lugares de Porto Alto e Arados.

No concelho de Torres Novas estão em curso obras no valor de 12 ME com realce para os Sistemas de Saneamento da Chancelaria/ Pedrógão e Lapas São João da Ribeira.

Estas obras são financiadas por fundos comunitários através do Programa Poseur Portugal 2020 sendo a componente nacional assumida pela empresa.

A assembleia vincou a preocupação de manter os tarifários sociais e para famílias numerosas, com mais de quatro pessoas, garantido o acesso de todos à agua da rede e beneficiando as famílias de menores recursos.

Na reunião foi reforçada a preocupação quanto às consequências da seca.

Os autarcas estão unidos na campanha nacional, patrocinada pelo Governo, apelando ao uso responsável da água de modo a garantir que não haverá falhas no abastecimento.

Fonte: Águas do Ribatejo