Munícipe

Contas de 2017 e suspensão do Plano de Saneamento Financeiro

Na reunião extraordinária pública de Câmara de 18 de abril foram aprovados os documentos a submeter à apreciação da assembleia municipal relativos à Prestação de Contas e Relatório de Gestão do exercício de 2017, com os votos favoráveis do PS e os votos contra do PSD e do BE.
O resultado líquido do exercício foi positivo e cifrou-se em 2.363.792 euros (traduzindo um aumento de cerca de 10% em relação a 2016) e o saldo de gerência a transitar é de 2.394.669 euros. As receitas correntes suplantaram as despesas correntes, gerando um saldo positivo de 2.738.704 euros. O passivo foi reduzido em cerca de 18% desde 2014.
O plano plurianual de investimentos (PPI) que previa em 2017 investimentos no valor de 5.271.419 euros viu concretizados 4.426.410 euros, com um nível de execução de 98%. O plano de atividades mais relevantes (PAMR) atingiu 93,04% do previsto, com despesa efetuada que atingiu o montante de 25.751.342.78 euros. Nas Grandes Opções do Plano (GOP) entre a despesa faturada e a paga executou-se 99% no valor de 29.278.584 euros. No PPI 98% com despesa faturada de 3.219.868 euros e no PAM 99% com 26.058.716 euros faturados.
O grau de execução da receita global foi de 94,74% e da despesa total faturada, 98,88% foi paga, tendo-se encerrado o exercício sem pagamentos em atraso e num prazo médio de 5 dias.
Foram também aprovados por unanimidade a proposta de aplicação do resultado líquido do exercício de 2017 em resultados transitados e o inventário de bens, direitos e obrigações patrimoniais do município e respetiva avaliação. A Câmara tomou ainda conhecimento do balanço social referente ao ano em apreço.
Foi ainda aprovada por unanimidade a proposta a apresentar à assembleia municipal para suspensão da aplicação do plano de saneamento financeiro (PSF) considerando que o município cumpre, a 31 de dezembro de 2017, em conformidade com a Prestação de Contas agora apresentada, o limite da dívida total legalmente previsto.

Encontro Internacional de Jovens em Torres Novas

Encontro3

No dia 16 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, esteve presente na abertura oficial de um Encontro Internacional de Jovens, no Centro de Espiritualidade e Cultura Ana Maria Javouhey (Ex-Colégio de Santa Maria).

Continuar... Encontro Internacional de Jovens em Torres Novas

Inscrições abertas para o IOTejo - encontro regional de inovação

IOTejo web

No próximo dia 18 de maio realiza-se em Torres Novas o evento IOTejo, um encontro regional dedicado à inovação, tecnologia, robótica e multimédia.

Ao longo de todo o dia, no Palácio dos Desportos, promove-se o contacto de escolas, alunos e população em geral, com as mudanças significativas que estão a ocorrer nestes domínios.

Continuar... Inscrições abertas para o IOTejo - encontro regional de inovação

Concurso para repavimentação do viaduto do Rio Frio

viaduto2

Foi lançado o concurso para a empreitada de repavimentação do viaduto do Rio Frio, em Torres Novas, com o orçamento de 63 525,00€ acrescidos de IVA. O pavimento betuminoso que reveste o referido viaduto foi aplicado aquando da conclusão da obra em 2003, pelo que se constata uma evidente degradação, estado esse que afeta as condições de circulação nesta artéria.

Continuar... Concurso para repavimentação do viaduto do Rio Frio

Comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril

cravo de abril

O Município de Torres Novas comemora o 25 de abril de 1974 com um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia da Liberdade. O programa inicia pelas 9h30min, com uma arruada pela cidade, com a Banda Operária Torrejana. Pelas 10h, procede-se ao hastear da bandeira nacional na Praça 5 de Outubro, ao som do hino “A Portuguesa”.

Continuar... Comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril

ITM 2017: Torres Novas em segundo no Médio Tejo

logoITM-1

O Município de Torres Novas alcançou o 36.º lugar no Índice de Transparência Municipal 2017 num total de 308 municípios, sendo o segundo concelho da região do Médio Tejo (a seguir a Vila de Rei que ocupa o 11.º lugar da geral).  

Continuar... ITM 2017: Torres Novas em segundo no Médio Tejo

Município nas comemorações do Centenário da Batalha de La Lys

LaLys1

A convite do embaixador de Portugal em França,  Jorge Torres Pereira, o Município de Torres Novas associa-se às comemorações do Centenário da Batalha de La Lys, no dia 9 de abril, em Richebourg e La Couture (França).

Continuar... Município nas comemorações do Centenário da Batalha de La Lys

Constituição da Comissão Defesa Floresta Contra Incêndios

IMG 1814 800x533

Realizou-se, no passado dia 5 de abril, a reunião da Comissão Municipal Defesa Floresta Contra Incêndios, na sala de sessões dos Paços do Concelho de Torres Novas.

Continuar... Constituição da Comissão Defesa Floresta Contra Incêndios

Águas do Ribatejo quer impedir a entrada de privados

sete presidentes na AR 800x358

A Assembleia Geral da Águas do Ribatejo EM, SA aprovou por unanimidade a proposta de metodologia para alteração dos estatutos e duplicação do capital social para mais de 13,7 milhões de euros mantendo as percentagens de participação de cada município.

Continuar... Águas do Ribatejo quer impedir a entrada de privados

Apresentada candidatura às 7 Maravilhas à Mesa

mesa geral 800x534

O Município de Torres Novas candidatou sete patrimónios às 7 Maravilhas à Mesa®, em três das quatro categorias a concurso: Gastronomia, Vinhos, Azeites e Roteiros Turísticos.

Continuar... Apresentada candidatura às 7 Maravilhas à Mesa

Páscoa - tolerância de ponto (encerramento de serviços)

Informamos os munícipes que devido à tolerância de ponto concedida, os serviços municipais estarão encerrados no dia 29 de março (quinta-feira), durante o período da tarde. Será, no entanto, assegurado o funcionamento do Cemitério Municipal, Mercados, Canil Intermunicipal e instalações desportivas.

Continuar... Páscoa - tolerância de ponto (encerramento de serviços)

Município apoia plantação de pinheiros do COJ

DSC02467 640x480

No passado dia 26 de março, o Município de Torres Novas apoiou a ação “Cojitos Verdes unidos pela floresta”, com a plantação de 28 pinheiros mansos junto à Urbanização da Quinta do Mato.

Continuar... Município apoia plantação de pinheiros do COJ

Aprovada proposta para promoção de hortas urbanas

HortasUrbanas

Foi aprovada por maioria, com abstenção do PSD e BE, uma proposta do PS para promoção e implementação de hortas urbanas. Considerando que o ressurgimento destes espaços prende-se com a crescente preocupação relativa à qualidade dos produtos consumidos, bem como pelo gosto pela agricultura, o PS propôs a criação de um espaço para hortas urbanas, a criar após a análise do solo para melhor seleção de possíveis culturas. A atribuição de espaços será efetuada através de consulta pública.

Na mesma reunião foi rejeitada a proposta do BE para promoção de hortas urbanas, com os votos contra do PS e abstenção do PSD.

Calçada António Nunes | acordo para agrupamento de entidades

CalcadaAntonioNunes

Foi aprovada por unanimidade, em reunião extraordinária de 26 de março de 2018, a minuta do acordo que visa estabelecer uma parceria entre o Município de Torres Novas e a Águas do Ribatejo, com vista à promoção de uma única empreitada que assegure a requalificação da Calçada António Nunes, largo Terreiro da Cruz e Rua dos Ferreiros.

Continuar... Calçada António Nunes | acordo para agrupamento de entidades

Acordo para instalação de Unidade Saúde Familiar

Saude

Foi aprovada na reunião de câmara de hoje, por unanimidade, a minuta do acordo de cedência e utilização de imóvel entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Município de Torres Novas para a instalação da Unidade de Saúde Familiar Cardilium no edifício do Mercado Municipal.

Continuar... Acordo para instalação de Unidade Saúde Familiar

Dia do Pai no Estabelecimento Prisional de Torres Novas

Como já vem sendo habitual desde há 6 anos, o Município de Torres Novas associou-se às comemorações do Dia do Pai no Estabelecimento Prisional de Torres Novas, com atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos educativos dos serviços de Cultura.

Continuar... Dia do Pai no Estabelecimento Prisional de Torres Novas

Transferência de jurisdição de vias contempladas no PVAE

No âmbito do acordo a estabelecer com a Infraestruturas de Portugal para a beneficiação do acesso à Zona Industrial de Riachos, ao abrigo do PVAE, foi igualmente aprovado na reunião camarária de 20 de março, o acordo de mutação dominial.

Continuar... Transferência de jurisdição de vias contempladas no PVAE

Trabalho da BMGPL apresentado em encontro no Porto

IMG 2428

“Esta biblioteca, @tua” foi o tema da apresentação da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes no II Encontro Encontro da Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, que se realizou hoje, 22 de março, no Porto.

 

Continuar... Trabalho da BMGPL apresentado em encontro no Porto

ZI de Riachos e Entroncamento com acessos melhorados

Na reunião camarária de 20 de março foi aprovado o acordo de gestão a estabelecer com a Infraestruturas de Portugal, S.A. com vista à promoção do Programa de Valorização das Áreas Empresariais (PVAE), que engloba as Infraestruturas de Portugal e os municípios de Torres Novas e Entroncamento.

Continuar... ZI de Riachos e Entroncamento com acessos melhorados

Dia da Árvore assinalado no Centro Escolar Serra D'Aire

Com a colaboração dos Bombeiros Voluntários Torrejanos (BVT) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) o Dia Mundial da Árvore e da Floresta foi celebrado no Centro Escolar Serra d'Aire, em Pedrógão, hoje, dia 21 de março, pelas 10h30, com a participação dos mais de 100 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo e tendo como mentora da atividade a professora Odete Lince.

Continuar... Dia da Árvore assinalado no Centro Escolar Serra D'Aire

Torres Novas no IV Seminário Municípios Amigos do Desporto

FB IMG 1521328427335

O Município de Torres Novas, através da vereadora do pelouro Elvira Sequeira, e do técnico André Sousa, esteve representado no IV Seminário Municípios Amigos do Desporto (MAD), que decorreu em Lagoa, ilha de São Miguel (Açores), entre os dias 16 e 18 de março.

Continuar... Torres Novas no IV Seminário Municípios Amigos do Desporto

CE Santa Maria: trabalhos para instalação de contentores

CESantaMaria

No âmbito da empreitada de remodelação e ampliação do Centro Escolar de Santa Maria – fase 1, é necessário proceder à transferência dos alunos para instalações provisórias durante o decurso da obra. Serão instaladas 8 salas de aulas, um refeitório e instalações sanitárias em módulos pré-fabricados. Nesse sentido, foi firmado um contrato com a empresa DESARFATE, pelo valor de 43.952,60€ + IVA, para implementação das infraestruturas necessárias para o normal funcionamento destas instalações nomeadamente através da execução das redes de abastecimento de águas, redes de drenagem de águas domésticas/pluviais e redes elétricas. Serão também executadas as zonas de circulação cobertas com a construção de telheiros de forma a garantir as condições de segurança e de comodidade no espaço exterior.

Mais de 1500 alunos em atividades do SABE

29066529 2114752631869984 793086868215300096 o

Em apenas três dias, o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas, da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, proporcionou atividades de promoção da leitura junto de mais de 1500 alunos do concelho de Torres Novas.
 
No dia 12 de março, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho marcou encontro com cerca de 250 alunos dos 3.º e 4º anos (Cofinanciado pela Médio Tejo Comunidade Intermunicipal, no âmbito da Candidatura do PEDIME). Formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros infanto-juvenis e a colaborar em revistas e jornais.É autor de livros como A cidade que queria viver no campo, A fuga da ervilha ou Porque é que os animais não conduzem?. Na mesma data, a companhia de teatro O Sonho apresentou os espetáculos Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente para quase 300 alunos do 9.º ano (Espetáculo burlesco onde a junção das artes circenses, da dança, canto e interpretação, tem sido o segredo do seu êxito. A encenação criou um espetáculo divertido e apelativo, sendo um dos momentos altos a interatividade com o público, o que provoca grande entusiasmo na assistência.) e a A farsa de Inês Pereira, também de Gil Vicente, para cerca de 330 alunos do 10.º ano, ambos no Teatro Virgínia.
 
No mesmo local, no dia 13 de março, quase 340 alunos do 7.º ano assistiram à peça Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira pela mesma companhia. Inspirado na narrativa popular, com semelhanças ao enredo de Rei Lear de Shakespeare, esta peça conta-nos a história de um rei bondoso, Leandro, duas filhas más, Amarílis e Hortênsia, uma filha boa, Violeta, e um bobo fiel.
 
No dia 14 de março foi a vez de 300 alunos do 5.º ano assistirem à peça O Príncipe nabo, de Ilse Losa, pela Companhia de teatro O Bolhão no auditório da BMGPL.
 
O SABE visa promover hábitos de leitura e competências nas literacias, com o objetivo último de oferecer às crianças, adolescentes e jovens do concelho de Torres Novas, naturalmente inseridos no processo educativo, e à comunidade em geral, os meios necessários para que possam tornar-se alunos e cidadãos esclarecidos e intervenientes, no caminho da plena cidadania.

| Agenda

| Notícias

sabia que

 

O município de Torres Novas dispõe de um serviço gratuito de informações e de alertas via SMS?

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies