Comemorações dos 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas

Última data
2018-06-29 21:30 - 23:30
Museu Municipal Carlos Reis - R. Salvador, 2350-416 Torres Novas, Portugal

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, decorrerão diversas atividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), num programa especial para o efeito.

No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização Acesso Cultura "Portas Abertas", realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal:

- 10h30: visita à reserva arqueológica municipal – Rodrigos

- 15h30: Comemorando com os vizinhos: Professores Phydellius - Duo de clarinete e vibrafone, Vítor Ferreira e Pedro Fonseca

- 16h00: visita às reservas do Museu Municipal Carlos Reis

No dia 29 de junho, às 21h30, o pátio do Museu Municipal Carlos Reis recebe Xarepa.

Vitor Duarte (“Xarepa”), antigo operário em construção, ícone da música pop em expressão local, verdadeira imagem do músico popular e que perfaz, este ano, meio século de palcos, sendo por isso, em longevidade, um caso raro de amor à música, vem tocar e cantar ao Museu Municipal Carlos Reis, uma casa de memórias e heranças da comunidade.

Vitor Xarepa não vai cantar ao museu por ser uma qualquer peça antiga do panorama local da música popular: é porque o seu longo e persistente trajeto musical, atravessando gerações, reconfigurando à sua maneira as camadas que compõem a aventura da música popular das últimas cinco décadas, fazem dele, nesse contexto, uma figura tutelar da nossa comunidade.

E o museu, para além de palco de memórias e patrimónios, é também o ponto de encontro das expressões vivas da comunidade, naquilo que elas têm de diálogo universal em tempo longo.

Em 1968, quando começou a cantar as músicas do mundo, Vitor Xarepa estava longe de pensar que cantaria pelo menos mais cinquenta anos, com a convicção dos primeiros dias.

Celebrando os 81 anos da fundação do museu-biblioteca municipal de Torres Novas, o museu oferece, ainda antes do concerto, um cocktail na sala Carlos Reis, pelas 21h.

O programa é grátis e aberto a todos os públicos.

• 2018-06-29 21:30 - 23:30

Pode consultar diariamente o risco de incêndio florestal?