Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

Última data
2018-05-20 10:00
Museu Municipal Carlos Reis e Convento do Carmo - Rua do Salvador, 10, 2350-416 Torres Novas, Portugal

O Município de Torres Novas associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus com um programa totalmente gratuito e diversificado, a decorrer nos espaços do Museu Municipal Carlos Reis e no Convento do Carmo, nos dias 18 e 19 de maio.

Este ano, o ICOM (International Council of Museums) lançou o desafio do tema «Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos».

Para o Museu Municipal Carlos Reis, as mais fortes conexões são as que se estabelecem com a comunidade bem como as relações entre pessoas, ideias e sentidos, mote inspirador e transformador para os museus e para as sociedades.

Seguindo esta linha, o Museu Municipal Carlos Reis oferece um programa de visitas especiais acompanhadas pelos técnicos a decorrer durante o dia 18 e, ainda para esse dia, a partir das 18h, o workshop de escritas criativas “Hiperconexões surrealizantes”. Esta oficina, concebida e monitorizada por Laura Mateus Fonseca, é uma proposta para a criação de registos escritos inspirados nos textos e obras de Mário Cesariny. Este ateliê decorrerá em duas partes, a primeira no dia 18 (18h-20h) e a segunda na manhã do dia 19 de maio (10h30-12h30).

Para a Noite Europeia dos Museus, 19 maio, sábado, o museu convida todas as pessoas para a inauguração da exposição do artista Mário Vitória, a decorrer no Convento do Carmo e no Museu Municipal Carlos Reis, às 18h, e para o concerto da banda Lodo, às 23h30, na escadaria do Museu Municipal Carlos Reis.

Na noite de 19 de maio, as portas do museu estarão abertas, além do horário regular, entre as 21h e a 1h.

A entrada em todos os espaços e eventos é gratuita.

As visitas acompanhadas e a participação no workshop carecem de marcação/inscrição prévia (e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone 249812535).

18 MAIO

Manhã e tarde – visitas para grupos (marcação)

18h-20h Workshop “Hiperconexões surrealizantes”, de Laura Mateus Fonseca (inscrição)

19 MAIO

10h30-12h30 Workshop “Hiperconexões surrealizantes” – parte II (Convento do Carmo)

18h Inauguração da exposição de arte de Mário Vitória (Convento do Carmo e Museu Municipal)

21h-1h Abertura especial do museu para a Noite dos Museus (Museu Municipal Carlos Reis)

23h30 Concerto Noite dos Museus com a banda Lodo (Museu Municipal Carlos Reis)

• De 2018-05-18 10:00 a 2018-05-20 01:00

O município de Torres Novas dispõe de um serviço gratuito de informações e de alertas via SMS?