Lançamento do livro de poesia «Galopes da Vida», de José Pedro Oliveira

Livros
Próxima data
2017-04-26 18:30 - 19:30
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim das Rosas, 2350 Torres Novas, Portugal

José Pedro Oliveira nasceu em Chã de Pedras, no interior da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, onde fez a instrução primária. Aos 10 anos deixa Santo Antão para dar continuidade aos estudos em São Vicente, seguindo depois para a Faculdade de Ciências, em Lisboa, onde assiste ao 25 de abril de 1974, regressando de imediato à ilha para participar nos acontecimentos posteriores até à independência do país. Lecionou entretanto no externato da Ribeira Grande, sendo esta a atividade que lhe deu maior prazer na vida. Regressa de novo a Portugal e faz o curso de Gestão e Técnica de Hotelaria e Turismo, decidindo assim a sua profissão. Mais tarde, constrói e explora o restaurante «O Poeta», na Achada de Santo António, na cidade da Praia. Em 1990, deixa Santiago e dirige-se à ilha do Sal vindo a ser um dos pioneiros do turismo nacional. Pelo meio, fez o Master Internacional de Turismo, nas Canárias, com a tese «Isla de Santo Antão – Una propuesta para su desarrollo turístico».

«Galopes da Vida» é uma coletânea de poemas que selam a determinação do autor em deixar bem inculcados os laços afetivos e culturais à terra e ao amor encarnado, isto é, com espírito e corpo, como rezam os racionalismos, desde as manifestações multiseculares dos budismos às formas mais recentes do judaísmo cristão, de recorte civilizacional ocidental. Esta obra constitui uma homenagem, mais que merecida, à ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, conjugando de forma arrojada palavras e desenhos. As ilustrações são de Bento Oliveira e a capa de Mara Oliveira, incluindo apresentação de Onésimo Silveira e prefácio de Daniel Medina.

• 2017-04-26 18:30 - 19:30

o Trail do Almonda se vai realizar a 21 de maio?